HUGO ANTONELI JUNIOR
A muralha digital foi uma das principais ações de segurança da cidade de Salto (SP) neste ano. Esta é a análise do secretário da Defesa Social, Redcliff Sierra dos Santos, que falou ao Comando Notícia e fez um balanço sobre o trabalho da Guarda Municipal da cidade e o que vem por aí em 2020. Confira a conversa abaixo.
Comando Notícia (CN): Como foi o ano da Guarda de Salto na sua visão em 2019?
Redcliff Sierra dos Santos (RS): Como Secretário da Defesa Social, posso dizer que foi um excelente ano, produzimos muito, os objetivos foram alcançados, basta vermos o grau de satisfação da população em referência a atuação da Guarda, foram inúmeros atendimentos voltados ao bem-estar de todos.
CN: Quais foram as principais ações?
RS: As principais foram as focadas no crescimento da Guarda como instituição, mostrar a sociedade o alto grau de profissionalismo da corporação e dentro deste contexto, edificamos o nosso ambiente garantindo um espaço melhor para se trabalhar hoje todos têm acesso aos Diretores e ao Secretário, trabalhamos lado a lado, as reivindicações são trazidas e dentro das possibilidades atendidas em curto espaço de tempo.
De uma forma geral, destaco a Implantação da Muralha Digital, que realiza o monitoramento das entradas e saídas da cidade; o monitoramento das escolas municipais; o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Operação com Cães em operações bem-sucedidas e treinamentos; a prontidão da Defesa Civil; a entrega do Estande de Tiro que trará mais autonomia para a corporação; na área de Trânsito, sinalização de ruas e avenidas, campanha de trânsito e segurança viária. Enfim, 2019 foi um ano de realizações.
CN: Quais serão os focos em 2020?
RS: Manter e melhorar o padrão de atendimento, buscando dar condições dignas de trabalho aos profissionais da Guarda para que estes possam atender bem a população.
CN: Qual foi a importância da muralha digital nas ações da guarda? A experiência deve ser ampliada em 2020?
RS: Imensa, era uma antiga reivindicação da corporação e da sociedade saltense. A muralha digital, todos diziam por que tal cidade tem e Salto não, agora além de termos a muralha digital, integramos mais de 20 cidades que possuem este sistema, o que garante a eficácia da resolução dos problemas de delitos envolvendo veículos. A ideia é estender para todas as entradas e saídas da cidade, além de criarmos pontos estratégicos, o que vai depender das dotações orçamentárias.
CN: Atualmente, quantos guardas há? Há previsão de novos concursos?
RS: 139 Guardas. Estamos em estudo em relação à contratação.
CN: Deixe uma mensagem aos profissionais da segurança pelo ano de 2019.
RS: Minha mensagem se estende a todos os integrantes da Secretaria da Defesa Social, quero parabeniza-los pelo empenho e dedicação a serviço da sociedade e dizer que sinto orgulho em poder estar à frente de uma pasta tão cobrada por resultados e que juntos venceremos os desafios que nos forem impostos, porque temos Deus a nossa frente. Bom final de ano a todos e um abençoado 2020.
fotos: Prefeitura de Salto