CidadesIndaiatuba

Conta de água e esgoto de Indaiatuba não terá aumento em 2020

A tarifa de água não terá reajuste em Indaiatuba esse ano, anunciou a Prefeitura nesta quarta-feira (15). A resolução é da Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) responsável por fixar os preços das empresas de saneamento da região das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que compõem 58 municípios. Até o momento, o Serviço Autônomo de água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba é a única autarquia, entre as cidades reguladas pela Ares-PCJ, que terá a tarifa congelada no período de janeiro de 2020 a janeiro de 2021.

“Por meio de análises, estudos e avaliações técnicas realizadas pela Ares-PCJ foi constatado que o Saae tem capacidade de investimentos. Devido à situação econômica e financeira positiva, não há necessidade do reajuste tarifário para que o Saae dê continuidade nos investimentos programados ao longo dos próximos 12 meses. A tarifa está equilibrada e não é necessário o reajuste”, explicou o diretor-geral da Ares-PCJ, Dalto Favero Brochi.

O encontro com a imprensa contou com a participação do superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), engenheiro Sandro Coral, da superintendente adjunta, Vanessa Kühl e dos representantes da Ares-PCJ, o diretor-geral, Dalto Favero Brochi, do coordenador de contabilidade regulatória, Lucas Cândido dos Santos e o do Diretor-Técnico Operacional, Carlos Alberto Gravina.

A superintendente adjunta, Vanessa Kühl , informou que o índice de inadimplência, em 2019, fechou em 3,9%. Segundo ela, a implantação da Tarifa Social, que é cobrada de famílias carentes que consomem até 10 metros cúbicos de água por mês, também impacta no baixo índice de inadimplência. Os demais serviços do Saae, como troca de hidrômetro, serão reajustados em 2,54%, segundo a Ares-PCJ.

foto: divulgação/arquivo