Política

Deputados protocolam pedidos de investigação no MP por voos de Doria

Deputados estaduais formularam pedidos para que o Ministério Público investigue o governador João Doria (PSDB) pelo uso de aeronaves que pertencem ao Estado ou que foram locadas com dinheiro público. As denúncias envolvem suposta improbidade administrativa. A informação é do jornal Folha de São Paulo.

Segundo o jornal, em uma série de reportagens, o governador combinou traslados para comparecer a compromissos oficiais com participação em eventos do partido e de um grupo privado do qual fez parte. O governo se defende e diz que as denúncias “não possuem qualquer embasamento jurídico.”

Segundo a Folha, Doria fez 435 deslocamentos aéreos pagos com recursos públicos em 2019. A primeira dama do estado, Bia Doria, teve 22 voos feitos por ela, além dos que acompanhou o marido. Estes trajetos, ainda segundo o jornal, foram acompanhados de aliados políticos e pessoas sem relação direta ao governo. Um médio cirurgião e a irmã da primeira dama estão entre os passageiros acomodados nestes voos.

O Palácio dos Bandeirantes informou que “não há ilegalidades na conduta do govenador” e que estes voos são necessários por razões de segurança dele e da sua família. O valor aproximado gasto com locações de jatos e helicópteros para deslocamentos está em R$ 1,3 milhão.

Doria se defendeu dizendo que “não precisa” disso. Ele tem um helicóptero particular e informou que é “o primeiro governador do estado a custear voos de helicóptero com recursos próprios”, porém não detalhou quais foram estes voos.

foto: arquivo/divulgação