campinasCidades

SUS autoriza Hospital da PUC-Campinas a realizar implante que restaura audição

com informações do G1 Campinas

O Hospital PUC-Campinas recebeu aval do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar o implante coclear, que restaura a audição de pacientes com surdez severa ou profunda. A equipe do hospital realiza na sexta-feira (14) a primeira cirurgia para colocação da prótese.

Além da PUC, apenas o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp possui credenciamento do SUS para fazer o procedimento de forma gratuita. Fora as duas instituições, há clínicas particulares que colocam a prótese. Segundo a PUC, o custo do implante coclear é de cerca de R$ 40 mil.

O implante coclear é utilizado quando os pacientes não se beneficiam com aparelhos de audição convencionais. A prótese possui uma unidade interna ao ouvido, instalada na cóclea, e outra na região atrás da orelha. “O implante estimula diretamente o nervo da audição e esse estímulo é levado via nervo auditivo para o cérebro”, informa a assessoria do hospital da PUC.

Primeira cirurgia

A paciente que passará pelo implante tem 16 anos e, segundo a PUC, apresentou perda auditiva súbita de grau severo a profundo nos dois ouvidos. A cirurgia está prevista para ocorrer às 13h. A duração do procedimento é de cerca de 1h30 se o implante ocorrer em um ouvido e 3h se for bilateral. De acordo com o hospital, normalmente o paciente fica internado por um ou dois dias e as complicações pós-operatórias são incomuns.

A expectativa da PUC é fazer de duas a três cirurgias ao mês por meio do sistema de gerenciamento SUS do Hospital PUC-Campinas, que possui convênio com a Prefeitura Municipal. A PUC já realiza, desde 2014, a cirurgia por meio de convênio particular.

foto: divulgação