CidadesSalto

Tietê dobra vazão, sobe e inunda novamente Salto

O Rio Tietê voltou a transbordar e assustar os moradores de Salto (SP) nesta quinta-feira (27). A água chegou a invadir parte da rua 24 de Outubro, que ficou alagada. Segundo a Defesa Civil, o local foi interditado por questões de segurança.

A vazão do rio em dias normais, de acordo com a Defesa Civil, é de 250 a 300 metros cúbicos de água por segundo. Nesta quinta-feira (27), a vazão chegou a 700 metros cúbicos por segundo, três vezes acima do normal.

No início de fevereiro, a cidade de Salto foi tomada pelas águas do Tietê. Após a região ser atingida por uma forte chuva, a vazão chegou aos 1.250 metros cúbicos por segundo. A água invadiu diversas ruas e casas, deixando dezenas de famílias desabrigadas.

Além disso, pontos turísticos da cidade ficaram embaixo d’água. Imagens gravadas por um drone mostram o Memorial do Rio Tietê e também a Praça dos Amores totalmente alagados. Depois que a água baixou, toneladas de lixo arrastadas pelo rio foram retiradas em um mutirão de limpeza realizado pela prefeitura da cidade.

O rio passa pela capital e vai em direção ao interior do estado. No caminho, ele passa por três barragens. A primeira delas é a de Santana de Parnaíba, que é a mais antiga e tem a função de escoar a água para evitar enchentes em São Paulo.

A segunda fica em Pirapora do Bom Jesus, e é utilizada para auxiliar na produção de energia elétrica para a cidade. Para gerar a energia, é necessário uma grande queda d’água. É aí que a espuma se forma, por conta da presença de detergentes e outros produtos químicos que são despejados na água.

foto: arquivo/Comando Notícia