CidadesIndaiatuba

Indaiatuba registra o primeiro caso suspeito de coronavírus; rapaz de 20 anos trabalha em Viracopos e foi atendido no Haoc

por HUGO ANTONELI JUNIOR

Depois de negar, na tarde de quinta-feira (27), a informação de que haveria um caso suspeito de coronavírus na cidade, a Prefeitura de Indaiatuba confirmou a primeira suspeita na cidade.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde informou que na manhã de sexta-feira (28) um homem de 20 anos, passou em atendimento no Haoc (Hospital de Augusto de Oliveira Camargo) como provável caso suspeito para Covid-19 (Novo Coronavírus). O paciente trabalha no Aeroporto de Viracopos e apresenta quadro leve de febre, tosse seca e coriza.

A equipe de saúde seguiu todos os protocolos para a ocasião e aguarda confirmação da classificação da GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) Campinas. A Vigilância Epidemiológica orientou isolamento domiciliar de 14 dias e o acompanhamento será feito pela Unidade de Saúde.

Primeiro boato sobre caso suspeito

Na quinta à tarde surgiu um boato de que haveria um caso suspeito. Segundo resposta da assessoria de imprensa da Prefeitura no início da tarde de quinta, não havia até então nenhum caso suspeito de coronavírus na cidade. Há suspeitas em pessoas de Itu (SP) e Campinas (SP), por exemplo. Um boato de Salto (SP) também foi desmentido pela Prefeitura da cidade.

COMO PREVENIR A CONTAMINAÇÃO

Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, orienta-se que sejam adotadas medidas gerais de prevenção, como:

  • Realizar frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

foto: arquivo/Comando Notícia