CidadesIndaiatuba

Moradora dá aula de cidadania e faz “caminhada da limpeza” em Indaiatuba

por HUGO ANTONELI JUNIOR

Hevelin Sayão Gabani percorre todos os dias o percurso entre a avenida Manoel Ruz Peres e o Jardim Regina, em Indaiatuba (SP). Ela leva a filha para a escola pouco antes das 7 horas. Há algumas semanas ela resolveu praticar um ato de cidadania. Leva uma sacola e recolhe todos os lixos que estão no Parque Ecológico no caminho.

Nesta semana o Comando Notícia acompanhou ela em um dos trajetos. “Já encontrei de tudo, de recipiente de drogas até camisinha usada”, diz. Aos finais de semana ela tem a companhia do marido e faz o mesmo trajeto, mas agora são duas mãos a mais para segurar a sacola. “Tem mais lixo às segundas, porque o pessoal vem para o Parque aos finais de semana e deixam muita coisa jogada”, diz.

“Depois isso vai para o córrego e nunca mais a gente vê, polui, é ruim para os peixes, para as aves e para nós humanos”, analisa. Todos os dias Hevelin publica as fotos da caminhada nas redes sociais e recebe muitos comentários positivos sobre a ação.

Na maior parte do trajeto do Parque há lixeiras, mas o ponto mais crítico acaba sendo o estacionamento do Parque da Criança – o que, claro, não justifica que as pessoas joguem garrafas, cigarros, embalagens e tantos outros itens no chão.

fotos: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia