Prefeitura desaconselha academia, igrejas, anuncia mudanças nas farmácias e queda no uso do transporte público
Caiu em 10 mil o número de usuários do transporte público em Indaiatuba (SP) nos últimos dias, informou a Prefeitura nesta quarta-feira (18). As linhas continuam seguindo o horário normal, mas a administração pediu para que a empresa de transporte reforce a limpeza dos ônibus e que aumente o número de coletivos em horários de pico. A avaliação da Prefeitura é que cairá ainda mais o número de usuários do transporte nas próximas semanas, quando está previsto o pico de casos suspeitos de coronavírus. Indaiatuba tem 47 casos suspeitos, um descartado e uma morte sob investigação.
A Secretaria Municipal de Saúde orientou as pessoas para evitarem frequentar academias, por exemplo. A orientação é para que a população que faz parte do grupo de risco, como idosos e pessoas com doenças respiratórias, permaneça em isolamento social. Recomenda-se que as atividades externas como compras em mercados, farmácias, lojas, serviços bancários entre outros, sejam feitas por parentes ou amigos próximos que não fazem parte desses grupos.
Os vulneráveis e suscetíveis, são: idosos; diabéticos; hipertensos; quem tem insuficiência renal crônica; quem tem doença respiratória crônica. A Prefeitura disse que as igrejas não precisam fechar, mas que recomenda que não haja cultos, missas ou reuniões. Outra recomendação foi com relação a academias. Algumas já anunciaram o fechamento e outras continuam funcionando, mas a administração diz que não é recomendado que as pessoas frequentem estes ambientes neste momento.
Também haverá a suspensão imediata dos atendimentos do Derefim (Departamento de Reabilitação Física e Mental). Os profissionais passarão fazer acompanhamento dos casos prioritários e severos em regime domiciliar, e das consultas odontológicas não urgentes.
Farmácias
A Prefeitura vai estender o horário das farmácias unificadas até às 19 horas para evitar aglomerações a partir de segunda-feira, dia 23. Algumas medidas, ainda segundo a Prefeitura, estão sendo tomadas, como alguns agentes de saúde levando remédios na casa de pacientes mais idosos e a distribuição de remédios para durar dois meses, independentemente da idade do paciente. As receitas de quem chega nas farmácias, informou a Secretaria da Saúde, são recebidas na porta dos locais e a pessoa pode voltar buscar depois. Pegar a receita no domicílio de pacientes mais idosos e levar depois também se tornou uma prática registrada na cidade.
CORONA: PRIMEIRO RESULTADO DE INDAIATUBA DÁ NEGATIVO; VEJA
SERVIDORA PÚBLICA DÁ EXEMPLO E SE OFERECE PARA IR AO MERCADO POR IDOSOS ISOLADOS; LEIA
BANCOS PRORROGAM PRAZOS PARA CLIENTES QUITAREM DÍVIDAS POR CAUSA DO CORONAVÍRUS; LEIA
INSS SUSPENDE NECESSIDADE DE PROVAS DE VIDA; VEJA
POUPATEMPO ORIENTA PESSOAS A REMARCAR E USAR OS SERVIÇOS ONLINE; CONFIRA
foto: arquivo