Polícia

Pais ‘devolvem’ filho que fugiu de presídio em Mongaguá, SP

com informações do G1

Os pais de um dos presos que participou da fuga em massa do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Rubens Aleixo Sendin, em Mongaguá (SP), levaram o filho de volta à cadeia. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), 563 detentos fugiram da unidade na segunda-feira (16) e 219 detentos já foram capturados.

O jovem tem 24 anos e é acusado de roubo, segundo os familiares. A mãe dele e o pai, juntos, estavam na porta do CPP, na manhã desta quarta-feira. Eles contam que o filho estava prestes a sair do semi-aberto, quando ocorreu a fuga em massa e ele resolveu sair junto com os outros presos. “Ele já estava no semi-aberto, já estava para sair. Aconteceu tudo isso. Ele disse que foi no ‘calor da emoção’. Quando a gente pensou que não ia achar ele, ele chega em casa. A gente resolveu trazer ele”, disse a dona de casa Miralva Souza de Macedo, mãe do jovem.

Ela conta que a Justiça já estava prestes a liberar o jovem para viver em liberdade. “Ele já estava para sair, já estava na mesa do juiz para assinar. A gente está nesse desespero. Não é fácil trazer um filho de novo, a gente sabia que ele estava perto de ir embora. Mas, a gente trouxe porque a gente não quer um filho foragido”, afirmou.

Fugas em massa

No total, 563 detentos fugiram da unidade na última segunda-feira (16), em Mongaguá. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), 219 fugitivos foram recapturados até a manhã desta quarta-feira (18). Uma operação realizada pela Polícia Militar com o apoio de agentes penitenciários e da Guarda Civil Municipal (GCM) de Mongaguá continua, nesta quarta-feira, para capturar 344 detentos que permanecem foragidos.

Além de Mongaguá, no Estado de São Paulo, outros três presídios também registraram fugas após a nova ordem sendo os Centros de Progressão Penitenciária de Tremembé e Porto Feliz, além da ala de semiaberto da Penitenciária I de Mirandópolis. Dos 1.375 presos que fugiram, 658 foram recapturados até a tarde desta quarta-feira.

foto: reprodução/TV Globo