Cidades

Governo de SP suspende contas de água de 506 mil famílias que pagam tarifa social

por HUGO ANTONELI JUNIOR

O Governo do Estado de São Paulo vai suspender ainda a conta de água da Sabesp para 506 mil famílias de todo o estado que pagam a tarifa social. Esta tarifa é aplicada para famílias de menor renda. Ela não será cobrada a partir do dia 1º de abril pelo período de 90 dias, ou seja, abril, maio e junho. A medida se aplica a todo o estado de São Paulo. O governo anunciou ainda a antecipação das férias para professores da rede estadual da capital, interior e litoral, a partir da próxima segunda-feira (23). São cerca de 150 mil profissionais, além de 15 mil do Centro Paulo Souza, afetados pela medida.

O Governo do Estado também anunciou que os protestos de dívidas de pessoas físicas e jurídicas está suspensa pelo prazo de 90 dias a partir de 1º de abril. Houve também a doação de uma cooperativa de 50 mil frascos de álcool gel para as Polícias Militar, Civil, Científica e Bombeiros. Doria também fez um apelo para que as fronteiras estaduais, o transporte público, porto e estradas não sejam interrompidos, porque através destes meios profissionais de saúde e de supermercados, por exemplo, irão trabalhar. 

Medidas de contenção do vírus

A pandemia de coronavírus que atingiu o Brasil tem levado o governo e a prefeitura de São Paulo a tomarem uma série de medidas para impedir aglomeração de pessoas. O governador João Doria anunciou o fechamento de todos os shoppings centers e academias da capital paulista e da região metropolitana de São Paulo para deter a propagação vírus.

Já o prefeito Bruno Covas determinou o fechamento do comércio na cidade de São Paulo a partir de sexta-feira (20) até o dia 5 de abril, por causa da crise do coronavírus na cidade. A restrição atinge apenas os atendimentos presenciais do comércio. Apenas padarias, farmácias, restaurantes, supermercados, postos de gasolina, lojas de conveniência e de produtos para animais, além de feiras livres, terão autorização de funcionamento.

Vacinação em SP

O governo paulista também anunciou que a vacina contra a gripe será oferecida gratuitamente em farmácias a partir do dia 13 de abril. A campanha de vacinação contra o vírus influenza começa na próxima segunda-feira (23) nos postos de saúde. A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas médicos destacam que é importante que a população esteja imunizada contra a gripe comum para facilitar o diagnóstico do novo vírus. “Nas farmácias, a vacinação será gratuita e válida a partir do dia 13 de abril e nos postos de saúde a partir do dia 23 de março”, disse o governador.

foto: divulgação