A Polícia Civil prendeu seis homens, na tarde desta sexta-feira (20), durante operação para combater a venda de álcool gel possivelmente adulterados. Foram confiscados mais de 200 tubos e frascos da substância que seria comercializada por vendedores ambulantes na Capital. Uma equipe da 1ª Delegacia Seccional (Centro) investigava a comercialização de produtos irregulares, conseguiu detectar pontos de vendas ilegais relacionados à promessa de prevenção do Covid-19 e realizou as diligências para apreensão das mercadorias.
De acordo com o delegado Roberto Monteiro, os produtos estavam sendo vendidos sem qualquer certificação ou prova de origem. “Temos notícias de pessoas misturando álcool comum com gel de cabelo, para fazer o falso álcool em gel”, explicou. Os itens confiscados foram encaminhados ao Instituto de Criminalística (IC) para perícia, que comprovará a adulteração das substâncias. O grupo foi preso em flagrante e responderá por falsificar ou adulterar produtos medicinais/terapêuticos, e permanecerão presos.
“Nós estamos em um momento muito delicado para a sociedade brasileira, onde todos precisam colaborar, onde precisa haver união”, comentou o delegado, que enfatizou a importância da conscientização durante a pandemia do novo vírus.
Outro
As polícias Civil e Militar recolheram mais de 300 embalagens de substâncias semelhantes a álcool gel que eram comercializadas de forma irregular. As apreensões aconteceram em três ações distintas no centro da capital. Outros objetos relacionados a venda dos produtos também recolhidos. As primeiras diligências foram realizadas por agentes da 1ª Divisão de Investigações sobre Infrações Contra a Saúde Pública (DIISP), do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) para combater a venda de produtos nocivos à saúde, especialmente com o advento do coronavírus.
As equipes se deslocaram para as estações do metrô de São Paulo no intuito de flagrarem a mercancia de álcool gel em desacordo com as normas e fizeram contato com a supervisão de segurança local e, ainda durante a manhã, os agentes do metropolitana flagraram dois suspeitos na estação Sé. A dupla foi vista comercializando frascos de álcool gel pelo valor unitário de R$ 5. Com os suspeitos foram apreendidos 48 frascos sem etiqueta, com um líquido gelatinoso semelhante a álcool gel, e outros 104 frascos com adesivo “álcool gel”, mas sem nenhuma informação de procedência e validade.
foto: Polícia Civil