CidadesSorocaba

Pacientes que não cumprirem quarentena podem ser presos em Sorocaba

com informações do G1 Sorocaba

Moradores de Sorocaba (SP) que forem atendidos com sintomas de coronavírus serão obrigados a assinar um termo e entrar em quarentena imediatamente, sob risco de ser multado e até preso. A informação foi divulgada pela prefeita de Sorocaba (SP), Jaqueline Coutinho, durante coletiva na sexta-feira (20).

A prefeita afirmou que o morador que tiver os sintomas da Covid-19, mas não precisar ser internado, será obrigado a assinar um termo de notificação se comprometendo a ficar em isolamento social imediatamente. “Se ficar confirmado por autoridades municipais qualquer tipo de desrespeito por parte de um paciente notificado que estiver no período de isolamento, ele sofrerá sanções”, disse.

Segundo ela, o desrespeito se enquadra em crimes previstos no Código Penal, como o desrespeito a determinação do Poder Público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa e o fato do paciente disseminar doença de forma dolosa (com intenção). Segundo o mais recente balanço divulgado pela prefeitura na tarde desta sexta-feira, Sorocaba não possui casos confirmados de contágio por coronavírus, mas aguarda confirmação de 78 casos, até a manhã deste sábado (21), que estão sendo analisados pelo Instituto Adolfo Lutz.

foto: divulgação