por CAROL BORSATO*
O Covid-19, uma mutação do corona vírus, é o assunto do momento. Essa doença é terrível pelo fato da facilidade de contaminação que é muito grande. Como um cego pode ser afetado por coronavírus?
Pois é, a questão é o fato de os cegos estarem constantemente em contato físico com tudo e todos. Já pensaram que o cego “enxerga” com o tato?… Usa as mãos para tocar tudo e assim localizar e identificar as coisas. Já pensaram no cego atravessando a rua, segurando no cotovelo de quem acabou de espirrar na dobra entre braço e antebraço?… O risco é enorme.
Então, o melhor mesmo é seguir as recomendações e não sair de casa, a não ser que realmente seja necessário. A bengala, quase inseparável, precisa ser higienizada constantemente, assim como o celular; as mãos sempre lavadas com água e sabonete. Se está fora do alcance de água e sabão é preciso usar o álcool em gel, mas o acesso a este produto está quase impossível.
O acesso às informações também é mais complicado para o deficiente visual. Muitas informações são produzidas em imagens. Como o cego vai ver as imagens do tutorial de como lavar as mãos, por exemplo? As pessoas cegas que moram sozinhas ou com outros cegos ficam nessa situação de vulnerabilidade, pela falta de acessibilidade aos meios de comunicação e acabam prejudicadas.
Vamos ajudá-las fazendo a descrição de imagens e vídeos que contém essas importantíssimas informações, para que eles também possam se prevenir. Se o Covid-19 ensina algo, esse algo é a solidariedade.
*Carol Borsato é jornalista e a primeira colunista deficiente visual da história de Indaiatuba (SP).