Cidades

Governo do Estado de SP anuncia rede de testes com capacidade de 2 mil/dia a partir de quarta, 25

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na tarde desta segunda-feira (23) a criação de uma rede para testes de coronavírus com capacidade para realizar 2 mil exames por dia. “São Paulo cria, a partir de quarta-feira (25), a rede corona de testes com capacidade para realizar 2 mil testes por dia. Testar, testar e testar. Essa é a orientação da Organização Mundial da Saúde”, disse Doria. Segundo o governador, a rede será composta por 17 laboratórios ligados à USP, com o apoio o Instituto Butantan.

“Em relação aos kits de testes, o município já fez quase 15 mil testes em São Paulo nas UBSs que temos espalhadas na capital. Nós adquirimos mais 100 mil testes do coronavírus que devem chegar na semana que vem e já estamos nos preparando para o momento pior da crise”, afirmou o prefeito Bruno Covas (PSDB) durante a coletiva de imprensa.

Doria também anunciou a abertura de 900 leitos de UTI para tratamento de pacientes com coronavírus no Hospital das Clínicas. Desse montante, 200 estarão disponíveis a partir de sexta-feira (27). Os demais devem ficar prontos até 10 de abril.

“No total temos dois mil e trezentos leitos de UTI exclusivamente para atendimento das pessoas em tratamento de coronavírus no estado de São Paulo, e ampliando esse potencial com a ajuda dos municípios”, disse Doria. Ainda de acordo com o governo do estado, cinco hospitais irão compor uma rede de triagem de casos suspeitos de coronavírus. Os centros ficarão alojados nos hospitais:

  • Instituto de Infectologia Emilio Ribas
  • Hospital do Mandaqui
  • Hospital Geral da Vila Penteado
  • Hospital Ipiranga
  • Hospital Geral Guaianazes

foto: arquivo/Governo do Estado