por YARA BARBOSA*
Hoje em dia consumir vegetais na infância está se tornando um desafio, pois a criança pode não gostar do sabor e acabar criando uma rejeição. Desde a introdução alimentar a partir dos 6 meses de idade ou de acordo com a recomendação do pediatra e do nutricionista, o consumo de legumes cozidos na papinha é para ser comum e isso faz com que no passar do tempo, a criança desenvolva uma memória alimentar e crie hábitos saudáveis durante a infância.
Esses alimentos são importantes fontes de vitaminas e minerais, como ferro, magnésio, ácido fólico, vitamina A, C, complexo B, entre outros benefícios. Exemplos de alimentos: brócolis, beterraba, cenoura, chuchu, abobrinha, tomate, couve, alface, etc.
Alguns erros acabam acontecendo e podem influenciar a criança a não consumir esses tipos de alimentos, como: não persistir na introdução de novos sabores ao seu paladar, oferecer refrigerantes e biscoitos recheados em troca de consumir toda a refeição daquele dia, falta de alimentos saudáveis nas refeições ou substituir os vegetais por batata frita, por exemplo.
Seguem alguns exemplos de saladas para que a criança consuma:
- Salada no palito
Ingredientes: Alface americana, tomate cereja, queijo branco e cenoura.
Modo de preparo: Faça a higienização correta dos vegetais. Pegue um palito de churrasco, dobre um pedaço da folha de alface e espete, depois acrescente um tomate cereja, um cubo de queijo, um cubo de cenoura, mais um pedaço de alface e por último outro tomate cereja. No final retire a ponta do palito para não causar acidentes as crianças. Faça vários palitos e sirva.
- Salada de macarrão
Ingredientes: Macarrão parafuso integral cozido, beterraba ralada, cenoura ralada, abobrinha ralada, salsinha desidratada, azeite e sal.
Modo de preparo: Cozinhe o macarrão e reserve. Higienize corretamente os vegetais e rale. Coloque em uma vasilha o macarrão e os vegetais ralados e tempere. Sirva.
- Salada criativa com montagem de personagem
Ingredientes: Brócolis, cenoura, azeitona, alface, pepino, azeite e sal.
Modo de preparo: Higienize corretamente todos os vegetais. Cozinhe os brócolis e reserve. Corte o pepino em rodelas, corte os brócolis ao meio, rale a cenoura. Chame a criança para montar o seu personagem. Pegue um prato e deixe ela usar a imaginação, pode montar um boneco ou o que ela preferir. Após terminar o adulto pode ensina-la sobre a importância do consumo dos vegetais e incentiva-la a consumir mais. Sirva.
*Yara Barbosa – Nutricionista
CRN 3 39513
Contato:(19) 99346-3844
@girasoleterapeutico