Cidades

Governo desmente que vítima de atropelamento tenha sido contabilizada como coronavírus

O Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado da Saúde e da Comunicação, tem atuado também no combate à desinformação sobre o novo coronavírus. A fim de orientar a população sobre quais ações adotar no dia a dia, Governo tem usado seus canais oficiais de comunicação para divulgar informações corretas e para desmentir notícias falsas a respeito do novo coronavírus e da Covid-19, nome da doença causada por ele.

Conteúdo falso que circulou pelas redes sociais erra ao dizer que a vítima de um atropelamento em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, teve registrado em seu atestado COVID-19 como causa de morte. O acidente de fato ocorreu, em 1º de março, mas o nome da vítima é diferente do que consta no atestado de óbito usado para ilustrar as mensagens falsas divulgadas.

Além disso, até o presente momento, Mogi Guaçu não tem casos de óbitos registrados em decorrência da COVID-19. O Governo do Estado ressalta que os registros de óbitos seguem rígidos protocolos técnicos.

As fichas de mortes consideradas suspeitas contêm a informação do quadro sindrômico e a sinalização de espera pelo resultado laboratorial de COVID-19. Quando há confirmação do exame, o óbito é contabilizado. Nesta página é possível verificar os casos registrados pela Secretaria de Estado da Saúde.

foto: divulgação