com informações do G1 Sorocaba
Um dos 594 detentos que escaparam durante uma rebelião no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz (SP) foi preso na noite de segunda-feira (6) em Sorocaba (SP). Ele foi flagrado armado roubando uma moto junto com outro rapaz, que acabou fugindo. Um guarda civil que estava de folga viu os dois rapazes roubando a moto de um professor de 31 anos, na Rua Paes de Linhares, por volta das 22h.
Após perceber que um deles estava armado, o guarda deu voz de prisão para a dupla, que acabou fugindo. O suspeito que estava armado com um revólver 38 acabou sendo preso. O caso foi registrado no Plantão Policial da zona norte e lá eles perceberam que se tratava de um dos fugitivos da rebelião. O homem, de 24 anos, já tinha antecedentes criminais por furto, roubo, receptação e tráfico de drogas, e acabou sendo preso novamente por roubo.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), dos 594 presos que fugiram, 431 já foram recapturados. Além dos presos do semiaberto que fugiram em Porto Feliz, houve motins em unidades prisionais de Tremembé, Mirandópolis, Mongaguá e Sumaré (SP). As ações dos detentos ocorreram após a Corregedoria-Geral da Justiça suspender a saída temporária dos presos em regime semiaberto. A saída estava prevista para ocorrer no dia 17 de março. A suspensão foi definida devido ao temor de que os presos retornassem às prisões com coronavírus.
foto: PM