Um vídeo que circulou nas redes sociais neste final de semana mostra um enterro em Indaiatuba (SP) em que os coveiros estão usando um macacão branco. A reportagem não conseguiu apurar de quando é o vídeo, mas confirmou que é verdade. Os enterros na cidade também estão obedecendo protocolo com macacão de proteção, independentemente da causa da morte. Isso foi confirmado tanto pela Prefeitura quanto pela empresa que presta os serviços, a Corpus Saneamento e Obras.
Em nota, a Corpus informou que os coveiros estão usando o macacão chamado Tyvek. O equipamento é de uso individual e é trocado diariamente. Segundo a indústria especializada, o macacão tem uma estrutura única de fibras de polietileno resistentes, contínuas e de alta densidade, ajudando a minimizar a contaminação humana de produtos e processos em ambientes de sala limpa, como nas indústrias farmacêutica e de alimentos. Agora são usados em enterros em outras cidades também.
A assessoria de imprensa da Prefeitura enviou uma nota. “É um macacão Tyvek para proteção adicional que será utilizado em todos os sepultamentos nesta época de pandemia. É de uso diário, por isso são descartados no final do expediente dos funcionários”. A Corpus também se manifestou. “Neste momento de combate à pandemia do Covid-19, a Corpus Saneamento e Obras adotou medidas visando o reforço na proteção dos colaboradores em determinadas funções através do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).”
E prossegue. “Especificamente no caso dos coveiros, adicionamos o macacão Tyvek, com troca diária. Uma proteção adicional para garantir a saúde dos colaboradores e, assim, continuar a prestação do serviço, que é essencial para manutenção da ordem nas cidades. O uso do macacão é geral, em todos os enterros. Independente de confirmações ou não de mortes por Covid-19.”
foto: reprodução