A Prefeitura de Indaiatuba (SP) anunciou que o prefeito, Nilson Gaspar (MDB), fará um pronunciamento neste domingo, dia 19, às 12 horas, no Facebook. O anúncio deve ser a revogação do decreto publicado na noite de quinta-feira (16), que permitia a abertura dos comércios com restrições.
Indaiatuba foi uma das únicas cidades do Estado a reabrir o comércio imediatamente após uma decisão do STF que dava autonomia aos Estados e municípios. O problema foi que o Estado, que legisla principalmente sobre a saúde, decretou que a quarentena deve ser prorrogada até o dia 10 de maio.
O Comando Notícia apurou que isso causou mal estar entre o governo de Indaiatuba e o governo do Estado, que são aliados. O grupo do qual Gaspar faz parte também tem o deputado Rogério Nogueira (DEM), aliado do governador João Doria (PSDB). O Estado confirmou, em nota, que notificou a cidade, considerando a ação de reabrir os comércios “inadmissível e pouco razoável”. e que o decreto estadual era claro neste sentido, valendo para todos os 645 municípios paulistas.
foto: arquivo/Governo do Estado de São Paulo