A Secretaria de Saúde recebeu do Instituto Adolfo Lutz a confirmação do terceiro óbito por decorrência da Covid-19 no município às 17h40 desta segunda-feira (20). A vítima faleceu no dia 31 de março e o exame desde então estava em análise. O paciente, homem de 64 anos, começou sentir os sintomas no dia 20 de março, internou no dia 24 no Hospital Augusto de Oliveira Camargo, mas não resistiu as complicações e veio a óbito sete dias depois; possuía histórico de comorbidades como hipertensão, diabetes e problemas renais crônicos.
A administração municipal lamenta por mais essa confirmação de óbito em decorrência do Novo Coronavírus e mais uma vez destaca importância das medidas de prevenção como o distanciamento social, a higienização constante das mãos e ambientes e o uso de máscaras caseiras ao sair para atividades essenciais, visando a diminuição da transmissão da Covid-19.
Primeiro caso
A vítima era mulher, tinha 50 anos com quadro de comorbidade (problemas respiratórios e obesidade). Ela viajou em cruzeiro durante os dias 15 e 18 de março e apresentou os primeiros sintomas no dia 23, foi internada no dia 27 em hospital particular de Indaiatuba e posteriormente transferida para Campinas. O óbito aconteceu na segunda-feira (13) e a confirmação veio por exame PCR-RT emitido por laboratório particular credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL).
Segundo caso
No sábado (18) ocorreu o óbito de uma paciente de 52 anos que havia apresentado resultado positivo para COVID-19 em teste rápido. A paciente estava internada desde o dia 29 de março recebendo suporte de Ventilação Mecânica (VM) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
foto: divulgação