Polícia

Policiais da capital fazem parto de emergência

Uma equipe da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), da Polícia Militar, auxiliou um parto de risco, na manhã desta terça-feira (5), na zona leste da Capital. Graças ao preparo e aos primeiros socorros prestados pelos profissionais, mãe e filho passam bem.
 
“Estávamos iniciando uma operação, quando fomos acionados para o atendimento de uma ocorrência envolvendo uma mulher com gravidez de risco”, relembrou o soldado Anderson Rocha Araújo, integrante do 28º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (BPM/M).
 
De acordo com o PM, a bolsa da moça havia estourado e quando ele e seu colega de farda chegaram ao local, na rua Rachid Alves, o bebê já estava metade para fora. “Encontramos a mãe já em trabalho de parto e realizamos os primeiros socorros, auxiliando no nascimento da criança”, explicou Araújo.
 
O bebê, nomeado de Felipe, nasceu com o cordão umbilical enrolado em seu pescoço e pernas, sendo necessária muita calma e profissionalismo por parte dos policiais. “Recebemos muitas instruções no curso de formação da PM e todo ano temos treinamentos específicos para lidar com todo o tipo de ocorrência”, ressaltou o soldado.
 
O PM, que é pai, contou com felicidade sobre essa ocorrência – a primeira do tipo que já participou desde que ingressou na Instituição. “Na hora, a emoção é muito grande. É algo inexplicável”, diz. Após o atendimento realizado pelos policiais, mãe e filho foram socorridos ao Pronto Atendimento Planalto, onde permaneceram sob cuidados médicos e passam bem.
 
foto: divulgação