por YARA BARBOSA*
Quanto mais doce melhor? Será mesmo? A ingestão de açúcares e carboidratos simples estão muito altas na sociedade de hoje. A maioria dos alimentos tipo fast-food são ricos em carboidratos e se tornou comum na vida das pessoas, principalmente nos finais de semana. Com essa ingestão acelerada, acontece o aumento de algumas doenças, como: obesidade, hipertrigliceridemia e diabetes tipo II.
Os doces no geral, como: bolos recheados, pudins, tortas, brigadeiro, biscoitos recheados, pães doces, entre outros, são alguns alimentos que acabam trazendo uma dependência por açúcar, o qual pode se transformar em um vício. A maioria das pessoas se encontram ansiosas hoje e para suprir isso, comem um doce, ou até vários doces de uma única vez e com isso se sentem culpadas pela ingestão exagerada e acabam se frustrando. Isso se torna um ciclo vicioso.
Para diminuir a vontade de comer doces, é necessário fazer a substituição por outros alimentos que podem te proporcionar saciedade na hora do pico de ansiedade e fazer com que seu cérebro entenda que existem outras opções além dos doces.
Seguem algumas sugestões de alimentos que podem ser utilizados:
- Frutas secas (damasco, uva passa, maçã, coco);
- Oleaginosas (castanhas e sementes);
- Chips de legumes ou frutas (batata doce, cenoura, banana, maçã);
- Barra de cereal caseira sem adição de açúcar refinado;
- Chocolate amargo (acima de 70% de cacau);
- Picolé de frutas caseiro (com água e polpa da fruta, exemplo: manga, melancia, abacaxi).
Yara Barbosa – Nutricionista
CRN 3 39513
Contato:(19) 99346-3844
@girasoleterapeutico