O Hospital de Campanha “Douglas Barbosa Medeiros”, em Sorocaba (SP), já pode começar a receber pacientes nesta segunda-feira (25). O nome dado à unidade é uma homenagem a um técnico de enfermagem que morreu de Covid-19 na cidade.
A estrutura tem capacidade para 84 leitos e foi montada na Arena Multiuso, que fica próximo à Rodovia Raposo Tavares. Inicialmente, segundo a prefeitura, serão 22 leitos disponíveis para receber pacientes, sendo 20 intermediários e dois de estabilização. A liberação dos demais será feita conforme necessidade.
O trabalho no local será realizado por 78 servidores da Secretaria de Saúde. Os leitos serão utilizados conforme as vagas de enfermaria da UPH da Zona Leste e do Hospital da Santa Casa forem ocupadas.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os leitos disponíveis neste momento têm sido suficientes para atender aos casos confirmados e suspeitos de coronavírus registrados na cidade. A prefeitura reforçou que a estrutura do hospital de campanha servirá apenas como um complemento, caso haja necessidade.
Para fazer o deslocamento dos pacientes com suspeita de Covid-19 até o hospital, a prefeitura alugou oito ambulâncias, que serão usadas apenas para essa finalidade e estarão 24 horas por dia à disposição.
foto: Prefeitura de Sorocaba