campinasCidades

Estado nega ampliar horário do comércio e abertura de restaurantes em Campinas

O governo do Estado vetou o plano do prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette (PSB), de abrir o comércio da cidade por seis horas e permitir o funcionamento de restaurantes no horário de almoço. As medidas são contrárias as previstas aos municípios classificados na Fase 2 (zona laranja) do chamado Plano São Paulo. Em coletiva na tarde desta quarta (3), o chefe do Executivo reforçou que não irá judicializar a questão, e que até sexta-feira (5) irá dar detalhes sobre o decreto municipal. O município teve a quarentena prorrogada até o domingo (7).

Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi destacou que os pedidos feitos por Jonas não foram aceitos pelo Centro de Contingência, que coordena as ações de combate à Covid-19.

“No que tange ao pedido de alteração referente aos comércios, que ele pede para aumentar o horário, infelizmente o Centro de Contingência não permite alteração nesse momento. E as regras estão dadas perante protocolo e as fases que cada uma das cidades se encontra”, disse.

Em coletiva no Palácio do Planalto, o secretário, entretanto, disse que o Estado irá avançar em outros pontos solicitados por Campinas. “Quanto aos pleitos do prefeito Jonas Donizette, no que tange a capacidade hospitalar, ou seja, a reestruturação do convênio com o Hospital Ouro Verde, a Saúde vai, sim, avançar com isso. E também sobre os leitos da Unicamp, nós estamos programando também um avanço nesse sentido. Então no que tange à capacidade hospitalar, nós vamos avançar em Campinas”, disse.

Apesar de não detalhar como será o decreto municipal, Jonas adiantou como fica o horário do comércio de rua e dos shoppings com o prazo autorizado pelo Estado, de quatro horas de funcionamento – e não seis horas, como chegou a anunciar – e com restrições sanitárias.

  • Comércio de rua: das 12h às 16h
  • Shoppings: das 16h às 20h

“Não vou fazer judicialização. Eu propus minhas ideias, mas tem uma escala da ordem governamental que é importante que se mantenha. Nos anúncios que devo fazer entre amanhã ou depois, vou colocar ingredientes, vou endurecer o jogo”, disse, referindo-se a fiscalização para cumprimento das medidas.

foto: divulgação/arquivo