campinasCidades

Prefeitura de Campinas cria canal para denúncias de pancadões

A Guarda Municipal de Campinas (SP) atendeu, entre 1º de janeiro e 31 de maio, 1.674 denúncias de perturbação do sossego, número que já representa 69,5% do total de chamados de 2019 — quando foram 2.406. A preocupação com o problema em meio à pandemia do novo coronavírus fez a prefeitura abrir uma plataforma digital para receber denúncias de “pancadões”.

Além disso, agentes de segurança farão fiscalização neste fim de semana para coibir possíveis eventos com aglomeração e som alto. Entre 1º e 8 de junho, a prefeitura apreendeu quatro carros com som alto que foram enquadrados na Lei do Pancadão, que impõe um limite, medido por decibéis, do volume de sons em determinados horários.

Só no fim de semana de 5 a 7 de junho, a guarda atendeu 35 chamados e constatou que, na maior parte, o som alto era em casas. Os moradores foram orientados a baixar o som e não foi constatada aglomeração. A multa motoristas flagrados com carros com som alto é de 500 unidades fiscais de Campinas (Ufics), que equivalem a R$ 1.808,05.

Durante transmissão por rede social na manhã desta sexta-feira (12), o prefeito Jonas Donizette (PSB) informou que a perturbação do sossego ocorre tanto em áreas ricas quanto nas mais pobres da cidade. “Tem muita casa de rico, condomínio chique que abusa da coisa. Então é geral”.

O canal de denúncias fica no site da prefeitura. O usuário precisa acessar o banner “Força-tarefa – Covid-19 – Denuncie aqui – Lei do Pancadão”. A denúncia é anônima, mas a prefeitura afirma que consegue registrar o IP dos computadores e, em caso de trotes, verificar quem realizou.

foto: divulgação/arquivo