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Indaiatubanos com sintomas de Covid-19 podem utilizar a plataforma “Minha Saúde” para teleconsultas

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba disponibilizou nesta semana a plataforma digital “Minha Saúde”, que oferece dois serviços: Teleatendimento Covid-19, para pacientes com sintomas de gripe, e Teleconsulta Especialista, para que pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possam fazer suas consultas com especialistas diversos, de forma online. A plataforma está disponível no site da Prefeitura de Indaiatuba em ícone no canto inferior direito.

A plataforma, criada em conjunto pela empresa Tivit e pelo Departamento de Informática da Prefeitura de Indaiatuba sob supervisão de uma equipe de médicos da Secretaria de Saúde, foi idealizada e implementada em aproximadamente dois meses. Os dois serviços passaram por um período de testes por cerca de um mês e nesta quinta-feira (18) o “Minha Saúde” foi disponibilizado no site da prefeitura.

TELEATENDIMENTO COVID-19

O morador de Indaiatuba que apresentar qualquer sintoma de gripe deve acessar o “Minha Saúde” – Teleatentimento Covid-19, e fazer uma triagem, respondendo a um questionário do sistema, que avaliará automaticamente o quadro clínico. Caso sejam sintomas leves o paciente receberá as devidas orientações para se cuidar e recuperar em casa. Se a plataforma identificar sintomas de maior gravidade o paciente passará para o atendimento médico online. Para isso é necessário ativar a câmera e microfone do dispositivo (celular ou computador).

A Secretaria de Saúde montou uma equipe de médicos que estará disponível para as consultas online diariamente, inclusive aos finais de semana, das 7h30 às 22h30. O médico dará todas as orientações necessárias, sendo elas os exames diagnósticos, receitas médicas, resultados de exames, entre outros.

No período de 26 de maio a 21 de junho, 364 pessoas utilizaram o teleatendimento para Covid-19. Desse total, 224 passaram pelo atendimento médico online e as demais 140, apresentaram sintomas leves e receberam as orientações devidas de cuidados com a saúde, sem sair de casa, ou seja, 38% dos atendimentos foram sanados sem a necessidade de consulta médica.

TELECONSULTA ESPECIALISTA

Dentro da plataforma “Minha Saúde” a Prefeitura está disponibilizando também a Teleconsulta Especialista, via chamada de vídeo, proporcionando acesso ao especialista, oferecendo consultas para os pacientes que já possuem encaminhamentos. Garantindo consulta médica com segurança, no conforto de sua casa

O sistema, já implantado, está em fase de adaptação. Os pacientes selecionados para o atendimento on-line são triados pela equipe técnica da Central de Regulação da Secretaria de Saúde. Até o momento já foram realizados atendimentos de dermatologia, neurologia, vascular, urologia, hematologia, cardiologia e reumatologia. Caso o médico identifique a necessidade de atendimento presencial, automaticamente será agendado.

A equipe de regulação é a responsável para entrar em contato com o paciente, confirmando se ele tem acesso a internet e e-mail. Será então realizado o agendamento da consulta e o paciente receberá um link por e-mail ou WhatsApp. Caso a consulta seja realizada por celular ou tablet, é necessário que o paciente baixe o aplicativo “Jitsi Meet”, através do Google Play em aparelhos Android ou pela App Store, no caso de Iphone ou Tablet. Na data e horário marcados o paciente deverá acessar o link enviado pela Secretaria de Saúde.

 foto: divulgação