CidadesIndaiatuba

Minhas lembranças das festas juninas

por CAROL BORSATO*

Opa, estamos numa das melhores épocas festivas, afinal quem dispensa uma boa festa junina não é? E ainda mais se for completa, é aí que o pessoal gosta mesmo! Lembro que bem lá atrás, no pré, rolava na minha escolinha aquela festa básica, tinham barracas de comes e bebes, as de brincadeiras a música rolava solta o tempo todo e é claro o que não podia faltar, a apresentação das crianças das quadrilhas, mas calma, como eu disse eram apresentações da dança quadrilha, e não da quadrilha de criminosos risos!

Ah, é claro que os pais gastavam aquele baita rolo de fotos, pois nessa época as fotos não eram tiradas com tanta tecnologia, você usava todas as poses do seu filme, que podia ser: de 12, 24 e 36, não recordo se havia filmes com mais de 36 poses.

Também, as crianças que se apresentavam na dança, usavam as vestes típicas de caipira, um chapéu de palha os das meninas além de ser de palha ainda era todo enfeitado com uma trançinha artificial de cada lado, a cima da aba tinha uma fica com um lacinho e as vezes no meio do lacinho um botãozinho.

O vestido das meninas eram muito coloridos com fitas e rendas podendo conter algum outro enfeite colorido. Eu usava aquele sapatinho estilo de boneca branquinho com a tira que passava por cima do pé e pendia na fivela ao lado.

E para você se alimentar e também para seu filho poder brincar nas barracas era necessário ir na barraca das fichas!
Para você comprá-las. Cada ficha era para uma coisa: ficha da pescaria, da boca do palhaço, do cachorro-quente, do cuscuz, do refrigerante e tudo o que mais tivesse na festa. Na semana que vem eu trarei mais lembranças das festas juninas. E você, o que sente mais falta?

*Carol Borsato é jornalista e é a primeira deficiente visual a ser repórter em Indaiatuba (SP).

foto: divulgação