A Secretaria de Saúde de Indaiatuba (SP) recebeu na semana passada uma cabine projetada especialmente para coleta de exames RT-PCR para Covid-19 da empresa Hydac, fabricante alemã de produtos e acessórios para sistemas hidráulicos. O equipamento foi criado pela própria empresa, que está localizada em Indaiatuba e visa proporcionar um ambiente seguro para o profissional de saúde no momento de coletar as amostras para o exame, pois o mantém em total isolamento dispensando inclusive o uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e reduzindo o risco de contaminação.
O equipamento está instalado no Hospital Dia e os pacientes que são direcionados para o exame RT-PCR a pedido do médico já colherão neste sistema quando coletado do HD. A proposta é manter o profissional de saúde totalmente isolado dentro da cabine e o contato com o paciente é realizado através de luvas acopladas e microfone para comunicação. Após a coleta, as amostras são armazenadas em uma caixa térmica com medidor digital incorporado, mantidas entre 4 e 8ºC, até serem envidas para o laboratório de análises. Dentro da Cabine há ar-condicionado e computador com acesso ao sistema de prontuários da Secretaria de Saúde.
Além da redução significativa de custos com EPIs, como proteção para o corpo, mãos, olhos e vias respiratórias; o uso da cabine irá diminuir drasticamente o tempo entre as coletas. Antes o tempo era de até uma hora para que o profissional de saúde pudesse trocar todos EPIs e completar o processo de higienização do ambiente; com a cabine o tempo baixou de 10 a 15 minutos entre um exame e outro, pois após cada paciente é feita somente a higienização da cabine e do ambiente.
foto: Laís Fernandes RIC/PMI