A Prefeitura de Porto Feliz (SP) publicou um decreto que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos da cidade. Segundo o poder público, a medida tem o objetivo de evitar aglomerações de pessoas em praças, calçadas e outros locais.
Além disso, a decisão determina que bares que funcionam em sistema de drive-thru só poderão ficar abertos até as 18h de segunda-feira a sábado e até as 12h aos domingos. Qualquer tipo de evento também passa a ser proibido, seja em chácaras, sítios, casas ou até apartamentos, de acordo com o decreto.
A prefeitura informou que pessoas que descumprirem essas medidas estarão sujeitas a algumas penas. Dentre elas, uma multa que pode variar de R$276 a R$276 mil. Isso vale tanto para estabelecimentos flagrados fora do horário determinado e também para pessoas que desrespeitarem as medidas.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Laudinei Rossi, a decisão foi tomada por precaução. “É uma ação preventiva. Nós não podemos esperar as coisas ficarem críticas para tomar uma atitude. Nosso objetivo é evitar as aglomerações, que são uma das formas de maior risco de contágio”, explica.
Até a manhã desta quinta-feira (25), Porto Feliz tem 212 casos confirmados de coronavírus e três mortes. Segundo informações do ultimo boletim epidemiológico, 13 pessoas estão internadas, sendo cinco delas em leitos de UTI. Como o decreto entra em vigor nesta quinta, o Executivo informou que quaisquer denúncias podem ser feitas pelo telefone (15) 3262-4200 ou pelo 199 da Guarda Municipal.
foto: divulgação