Em Indaiatuba, José Santos, conhecido carinhosamente como “negão da banca”, decidiu agir para ajudar quem mais precisa. Durante a pandemia de coronavírus, ele iniciou o projeto “mesa solidária”, que atende famílias que estão passando mais necessidade em meio à pandemia do novo coronavírus na cidade.
Quando ele começou, pegou os mantimentos que tinha em casa e colocou em frente a sua banca de acessórios para celulares na calçada em cima de uma mesa. Um cartaz dava as instruções para que as pessoas pegassem o que fosse necessário: “Se hoje você não tem, pegue consciente! Espaço reservado a pessoas carentes.”
Não há protocolo para ajudar ou ser ajudado. Basta deixar o que quer doar (alimentos não perecíveis) e basta pegar o que é necessário. Quem quiser colaborar ou conhecer mais de perto o projeto, embora não haja necessidade de agendar doações, caso seja preciso é possível entrar em contato com José Santos (negão da banca) pelo telefone (WhatsApp) (19) 9 9628-9063 ou fazer uma visita à Banca da 80 que fica na Rua Antônio Angelino Rossi, nº 682 – Jd. Morada do Sol.
Ao Comando Notícia ele falou sobre a ação. “Foi uma coisa que senti no meu coração de fazer. Conversando com alguns amigos fortaleceram a ideia, ai dei o pontapé inicial, comprei algumas coisas e aos poucos estamos recebendo, a ajuda de outras que estão acreditando nessa ação. As pessoas que precisam consigo fazer uma sacola com alguns itens.”
Ele disse que está havendo procura, e precisa de mais ajuda . “Porque estamos percebendo a necessidade de muitas pessoas que estão passando esse momento muito difícil que o mundo esta passando. Eu estou tentando fazer o que esta na medida do possível de ajudar o próximo, quem quiser ajudar nesse projeto é só vir até a banca e deixar na mesa solidária. Vamos precisar de ajuda.”
fotos: Claudio Takeo