Cerca de 20 animais silvestres, 10 cães e seis filhotes foram resgatados na terça-feira (14) pela Associação de Socorro e Proteção aos Animais, a ASPA, em Itu (SP). Segundo informações de uma das colaboradoras da associação, Rafaela Daunt, os animais foram encontrados em situações precárias.
A Polícia Civil informou que recebeu uma denúncia dizendo que os animais estariam em meio a muito lixo e em situações de maus-tratos. Com isso, a ASPA juntamente com a Polícia Civil de Itu, foram até o local para realizar o resgate.
No imóvel, Rafaela informou que foram encontrados papagaios, maritacas e outros pássaros silvestres, além de muitas gaiolas, cerca de 10 cães e 6 filhotes, que teriam nascido há aproximadamente 20 dias.
Ainda de acordo com Rafaela, os cães foram encontrados com carrapatos e pulgas, e os filhotes fracos e doentes.
Ela também disse que os animais silvestres foram todos resgatados e direcionados para o núcleo da floresta para recuperação, adaptação e soltura na natureza. Os cães estão recebendo tratamento veterinário e também serão castrados para serem enviados à adoção.
A Polícia informou que foi apresentado atestado médico alegando que o homem responsável pelo imóvel não tem capacidade mental e, por isso, não teria condições de cuidar dos animais. Ninguém foi preso.
foto: divulgação.
Com informações de G1 Sorocaba.