Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) mostram que três dos principais índices criminais avaliados pela pasta em Jundiaí (SP) diminuíram entre janeiro e maio de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a prefeitura, os roubos de veículos apresentaram queda de 37,5% na cidade (de 173 registros para 108), enquanto os roubos de outros bens decresceram 27% (de 494 para 360) e os furtos caíram 26,3% (de 1.981 para 1.459).
Além disso, entre março e junho, equipes da Guarda Municipal recuperaram 70 veículos com queixas de furto ou roubo através do patrulhamento 24 horas e do sistema OCR, que faz o reconhecimento óptico dos caracteres das placas dos carros, caminhões e motocicletas que entram e circulam no município.
Números do setor de estatísticas da Unidade de Gestão de Segurança Municipal mostram ainda que o Centro de Controle Operacional (CCO) da GM monitorou, nestes quatro meses, cerca de 676 casos, desde acompanhamento de veículos suspeitos flagrados pelo OCR até indivíduos suspeitos de delitos nos pontos em que há câmeras fixas.
A Divisão de Inteligência da Informação monitorou, nestes quatro meses, 45 milhões de veículos na cidade. As câmeras estão instaladas em 187 pontos de Jundiaí (102 fazem parte do OCR). Novos equipamentos foram colocados no Santa Gertrudes e, segundo a prefeitura, outros bairros serão contemplados em breve.
foto: prefeitura de Jundiaí
informações G1 Sorocaba e Jundiaí