Justiça deixou de fazer quase 1.300 audiências de conciliação em Sorocaba entre março e julho
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) retomou na terça-feira (4) as audiências no Centro de Conciliação através de videoconferência. Em Sorocaba (SP), por conta da pandemia de coronavírus, a estimativa é que a unidade tenha deixado de fazer quase 1.300 audiências entre os meses de março e julho.
As conciliações são feitas no fórum ou na sede de solução de conflitos do Tribunal de Justiça, que fica na Vila Leão.
No ano passado, foram realizadas 3.771 sessões de conciliação e foram fechados acordos em 71% dos casos. As causas mais comuns são divórcios, pensão alimentícia, resolução de guarda e visitas.
Treinamento
Antes da retomada do atendimento, as equipes foram treinadas para o trabalho a distância, como explica uma das mediadoras, Evelin de Almeida Michelacci.
“Iniciou um processo de restruturação e treinamento para que seus conciliadores e mediadores estejam aptos a promover as audiências de forma virtual. Essas audiências retomarão tanto nas varas cíveis quanto nas varas de família no fórum de Sorocaba, feitas por videoconferências”, explica a advogada.
“Serão como sessões presenciais, mas feitas a distância. O sistema permite que as partes e advogados recebam em seu e-mail pessoal informações sobre o processo, link de acesso da sala virtual, data e horário de audiência”, completa.