campinasCidadesPolícia

Operação contra tráfico de drogas no interior e no litoral de SP prende dois alvos em Campinas

Uma operação contra tráfico de drogas prendeu um homem e uma mulher em Campinas (SP) na manhã desta terça-feira (11). Segundo o Batalhão de Operações Especiais de Polícia (Baep), outros seis mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em cinco endereços de Campinas e um de Valinhos (SP).

Ao todo, a operação coordenada pelo Ministério Público (MP) cumpre 48 mandados de prisão e 64 de buscas e apreensões nas cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Taubaté, além de Campinas e Valinhos.

Segundo o MP, a operação foi denominada de Código de Ética por ter diversos advogados entre os denunciados. “A ação teve origem após investigação do Ministério Público, que analisou as prisões relacionadas ao tráfico no litoral e chegou até os denunciados”.

O Baep de Campinas informou que os dois presos da cidade têm envolvimento com crimes de lavagem de dinheiro para uma facção criminosa que atua dentro e fora de presídios. Só na metrópole, 12 viaturas, 41 policiais e três cães de faro atuaram no cumprimentos dos mandados.

Os policiais apreenderam computadores, notebooks, cadernos de contabilidade e cerca de R$ 25 mil reais em notas. Os materiais recolhidos foram levados para a sede o MP de Campinas. De acordo com o Baep, os alvos de Campinas não são advogados e foram levados para a 2ª Delegacia Seccional.

O Grupo de Atuação contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Campinas afirmou que havia outro mandado de prisão e mais um de busca, mas o alvo não foi encontrado e no endereço morava outra família que não tem envolvimento com a operação.

Vereador de Caraguatatuba preso

Um dos alvos da operação é o vereador de Caraguatatuba Flavio Nishiyama (PTB). Ele é advogado e foi preso na casa onde mora, no litoral. Detalhes do que motivou a prisão dele não foram informados. O parlamentar não quis comentar a prisão.

 

 
Com informações de G1 Campinas.
Foto: divulgação.