Indaiatuba está entre as 5 cidades da região de Campinas com maior número de “gatos”, diz CPFL
O número de denúncias de fraudes de energia cresceu 300% na região de Campinas (SP), de acordo com dados da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Indaiatuba faz parte das 5 cidades da região com maior número de de ligações clandestinas, e empata o terceiro lugar com Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste.
Segundo o balanço, foram 334 boletins de ocorrência registrados até junho, enquanto no mesmo período do ano passado o número foi de 110.
As denúncias são de clientes residenciais (83%) e estabelecimentos comerciais (17%). As cinco cidades da região de Campinas com mais ligações clandestinas foram:
- Campinas – 55
- Sumaré – 19
- Hortolândia – 10
- Indaiatuba – 10
- Santa Bárbara d’Oeste – 10
A CPFL afirmou que vai investir em mais tecnologia em 2021 para conseguir flagrar clientes que cometem fraudes de energia.
Furtar energia é crime
As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, para os fraudadores também são cobrados os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa. As distribuidoras do Grupo CPFL Energia, que atuam em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, têm atuado em parceria com o poder público para coibir estas práticas.
Além de crime, as irregularidades contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas chamadas “perdas comerciais”, como são denominados os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico, uma parcela do prejuízo da distribuidora com o valor da energia furtada e dos custos para identificar e coibir as irregularidades.
Outra consequência negativa dos furtos e fraudes de energia é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização destes clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.
Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.
Atuação preventiva
O Grupo CPFL Energia desenvolve ativamente uma estratégia de monitoramento e análise do perfil de consumo de seus clientes, de modo a identificar possíveis variações no consumo de energia elétrica que indiquem perdas comerciais.
Desde 2016, esse trabalho foi fortalecido com o projeto da telemedição dos grandes clientes industriais e comerciais do Grupo. Mais 26 mil medidores inteligentes foram instalados nestes consumidores, possibilitando o monitoramento em tempo real do consumo de energia e tornando mais eficaz o processo de identificação de fraudes.
Apesar das ligações irregulares (perdas comerciais) representarem menos de 2% do total da energia distribuída em sua área de concessão, a CPFL Energia trabalha para diminuir ainda mais este índice visando reduzir o encarecimento da conta de luz dos consumidores, manter a qualidade dos serviços prestados pela companhia e garantir, por consequência, a segurança da população.
Foto: arquivo / Comando Notícia.