americanacampinasCapivariCidadeCidadesElias FaustoIndaiatubaItuItupevaJundiaíMonte MorPiracicabaSaltoSorocaba

Saiba o que fazer antes de anunciar a venda de seu apartamento em Campinas

Redatora fonte- Monique Dias

Confira o passo a passo para anunciar a venda de seu apartamento em Campinas

Para você finalmente anunciar a venda do seu imóvel, deixando-o disponível para visitas de possíveis interessados, é preciso fazer uma lista de pequenos e grandes reparos no seu apartamento, dependendo é claro de como está a situação atual do mesmo. Os apartamentos à venda em Campinas que, por acaso estão mal cuidados e oferecendo algum tipo de risco para quem for morar ali, por motivos óbvios não despertarão o interesse de ninguém. Afinal, quando você está em busca de realizar o sonho da casa própria, sempre se irá desejar um lugar que sugira conforto e aconchego. Mas, para ser sincero, existem muitos apartamentos disponíveis no mercado, que sugerem o exato contrário, o que é um erro gigante por parte do dono.

Para quem não é nenhum investidor imobiliário e tem um imóvel que só fica dando despesa e mais despesa, vender o apartamento talvez seja a decisão mais acertada. Porém, para dar tudo certo no final, é necessário ser flexível e ter inciativa, além de ser sincero consigo mesmo sobre a situação do apartamento. Caso você não tenha um imóvel irresistível e extremamente moderno, que realmente chame a atenção por seu diferencial, sempre existirão reparos que melhorarão as condições da sua casa. Portanto, sempre tente melhorá-la para a venda.

Acompanhe agora uma série de dicas para quem quer aprender o que fazer, antes de anunciar a venda do seu apartamento.

Vistoria completa

Para quem está pensando em colocar aquele imóvel parado da família para vender, afim de conseguir um capital para investir em outra coisa, é sempre importante realizar uma vistoria completa nele antes de anunciá-lo nos veículos correspondentes. A vistoria serve para analisar como está a situação geral do imóvel, como está a sua estrutura, a sua pintura, a situação dos seus móveis, do seu encanamento, fiação elétrica, dentre outras coisas. Assim, se chegará a conclusão se o imóvel está apto ou não para ser colocado à venda. Caso ele apresente alguma deficiência de qualquer natureza, que as pessoas possam se incomodar verdadeiramente, as chances de você não conseguir um comprador são reais. Por isso, os reparos precisam ser feitos.

Foco nos móveis embutidos e nos eletrodomésticos da casa

Quando o apartamento da pessoa já vem com armários embutidos na parede, além de eletrodomésticos e outros móveis que serão negociados junto no valor final, é preciso que se cuide e se conserve todo esse material. Caso alguma coisa esteja precisando de reparo, o providencie antes de colocar a casa à venda. É notório que quando existem essas coisas dentro da casa que será vendida, o valor pode subir consideravelmente, já que muita gente prefere adquirir uma residência que já esteja mobiliada. Afinal, mobiliar uma casa é sempre uma tarefa extenuante.

Quando a pessoa escolhe a opção de vender o imóvel já com mobília, existem alguns perigos que se cometidos, podem acabar atrasando o processo de achar um comprador. Pense especialmente na decoração, pois ela diz muito sobre quem mora ali, além da pessoa que pode se interessar em comprar aquele apartamento. Enfim, se a pessoa quiser o comprar já mobiliado, significa que ela não deve estar querendo fazer nenhuma mudança. Tente decorar o lugar de maneira agradável e pensando no público que você ache que pode se interessar pelo imóvel. Um local onde um jovem solteiro mora e se sente bem, não é o mesmo onde um casal de idosos se sentirá confortável.

Não tente aumentar o preço real do imóvel

Existem muitas pessoas que por questões, como falta de conhecimento, excesso de carinho e zelo pelo apartamento, ou até por uma relutância interior em se desfazer daquele patrimônio, podem jogar o valor do apartamento lá para cima, num patamar pouco sincero e real. Numa situação como essa, dificilmente a pessoa achará um comprador que aceite pagar um valor tão alto, num lugar que claramente não vale aquilo tudo. Então, se você está sofrendo com um problema assim, precisa raciocinar se vender o lugar é mesmo o que você quer.

É preciso ser razoável na hora de definir o preço, pesquisando os valores do mercado e na região onde está localizada a casa. Questões como a região da cidade em que o apartamento se localiza, a qualidade dele e a estrutura do prédio, o número de quartos, de banheiros, dentre outras coisas, devem ser colocadas na balança na hora de decidir por qual preço o imóvel será posto à venda. Claro que você deve pensar que talvez a pessoa peça um desconto, então talvez colocar uma margem de lucro em cima do preço não seja nenhum absurdo, mas também é preciso ter bom senso e não exagerar.

Tenha a documentação em dia

Uma coisa que deve estar resolvida, antes mesmo de anunciar a venda do seu apartamento, é a questão da documentação. Muita coisa nesse sentido pode se complicar caso existam irregularidades, como o não pagamento de impostos como o IPTU, por exemplo, ou até mesmo algum processo de penhor, essas coisas com certeza barrarão a sua venda. Afinal, essas dívidas podem incidir sobre o imóvel mesmo depois da venda, ficando os novos donos responsáveis por quitá-las. Ter a documentação em dia já adiantará muita coisa para o seu lado. Fique certo disso.

Não tenha um prazo longo para entregar o imóvel

Normalmente, quando a pessoa está buscando comprar um apartamento, ela já está querendo se mudar o mais logo possível. Assim, ficaria difícil a situação, caso você estivesse pensando em ficar um longo período antes de entregar o imóvel. O mais rápido que isso acontecesse seria ótimo, porque atrairia clientes que querem se mudar rápido. Do contrário, a sua relutância em sair do imóvel assim que a compra for fechada, pode ser vista com maus olhos, podendo atrapalhar a venda, inclusive.

 

Para você que curtiu o nosso artigo, sobre o que fazer antes de anunciar a venda do seu apartamento, fica aqui o convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!

Crédito: Pixabay