Cidades

A tradição e o dom dos irmãos que se dedicam à fabricação de viola caipira

Em um ateliê localizado em Uchoa, município próximo a São José do Rio Preto (SP), os irmãos Binatti fabricam todo tipo de instrumento de corda, em especial, as violas caipiras. A paixão pela arte começou ainda na adolescência.

Tudo começou com Alíçio Binatti. Depois, o irmão mais velho, Durval Binatti, também se encantou com a arte de transformar madeira em instrumento musical.

Nenhum deles estudou ou fez qualquer curso profissionalizante para virar luthier. O ofício foi sendo aperfeiçoado ao longo do tempo, na base de erros e acertos, com muito esforço. Algo típico de quem ama o que faz.

Cada viola leva em média 60 dias para ficar pronta. É um processo demorado, mas que faz toda diferença. Os irmãos Binatti são caprichosos e não deixam passar um detalhe despercebido. Assim, as violas feitas por eles já viajaram para longe. A cada instrumento pronto, o orgulho só aumenta.

Todo o processo é feito nos fundos de casa e cada etapa tem a sua importância, até a madeira escolhida pode interferir no resultado. Todo o cuidado gerou reconhecimento aos irmãos. Todos os instrumentos são testados pelo violeiro da família, o seu Durval.

Os irmãos já não moram mais no campo, trocaram o sítio pela cidade há um bom tempo. Mas unem as duas paixões sempre que podem. A moda de viola é entoada com afinação, músicas falam sobre o tempo e contam uma história.