A AB Colinas, concessionária do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, junto da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), apoia durante todo o mês a campanha de incentivo a realização da Triagem Neonatal com o Teste do Pezinho denominada “Junho Lilás”. Durante todo o mês, os painéis eletrônicos instalados em todas as rodovias da concessionária estarão veiculando a mensagem de conscientização aos usuários. A frase que está nos painéis é: “Junho Lilás: O Teste do Pezinho pode salvar a vida do seu bebê”.
Em sua sétima edição, a campanha realizada pelo Instituto Jô Clemente, busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade de se fazer a Triagem Neonatal com o Teste do Pezinho. É por esse Teste do Pezinho Ampliado que se detecta o diagnóstico precoce de dezenas de doenças graves e raras, que demandam intervenções clínicas, emergenciais e tratamentos específicos.
Realizado a partir da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido, o exame é fundamental na prevenção da Deficiência Intelectual e na melhoria da qualidade de vida das crianças. A orientação é de que, para que a prevenção seja possível, o exame seja feito após as primeiras 48 horas de nascimento e até o quinto dia de vida do bebê.
Pioneiro na implementação do Teste do Pezinho Básico no Brasil, em 1976, o IJC possui o maior laboratório para Triagem Neonatal do país e é credenciado pelo Ministério da Saúde em Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) desde 2001. Atualmente é responsável pela triagem de 67% dos bebês nascidos vivos no estado de São Paulo. Considerando a rede pública da capital paulista, 100% dos exames são feitos no IJC. O laboratório da Instituição é o maior do Brasil em número de exames realizados de Triagem Neonatal e desde a sua implementação, triou mais de 17,5 milhões de crianças brasileiras.
Conheça quais são os testes existentes e sua importância.
Teste do Pezinho Básico: é obrigatório e gratuito em todo o país. Identifica, no Estado de São Paulo, as seguintes doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.
Teste do Pezinho MAIS: além do que se detecta no teste Básico, inclui mais quatro diagnósticos: Deficiência de G-6-PD, Galactosemia, Leucinose e Toxoplasmose Congênita.
Teste do Pezinho SUPER: é o único a triar 48 doenças e um dos mais completos testes de Triagem Neonatal existentes no mundo. Ele inclui em seu painel, além das dez doenças identificadas nos Testes do Pezinho Básico e MAIS, outros 38 diagnósticos realizados por meio da avançada tecnologia de Espectrometria de Massas em Tandem – MS/MS.
Teste do Pezinho para SCID e AGAMA: detecta um grupo de doenças genéticas graves nas quais não há produção de células de defesa T e/ou B nem de anticorpos protetores. O teste pode ser realizado associado a qualquer dos testes acima ou a critério médico.
Com informações: Ab Colinas