Cidades

AB Colinas apoia duas campanhas no mês de setembro

A AB Colinas, concessionária do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, em parceria com a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), apoia durante todo o mês de setembro duas importantes campanhas de conscientização que visam alertar os usuários das rodovias administradas pela concessionária.

Em parceria com o CVV (Centro de Valorização da Vida), a empresa participa do “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção ao suicídio. Durante a primeira quinzena do mês, o prédio do Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa esteve iluminado de amarelo e no dia 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a empresa divulgou a ação em sua rede social Linkedin, dando destaque à importância da campanha. Ainda em apoio ao “Setembro Amarelo”, no dia 21, às 9h, acontece a palestra on-line “Valorização da vida”, com duas representantes do CVV.

Também durante o mês, a AB Colinas apoia a campanha “Setembro Verde” de incentivo à doação de órgãos organizada pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Durante a segunda quinzena do mês o prédio do CCO estará iluminado de verde em alusão a campanha, divulgações sobre a importância da doação de órgãos serão feitas na rede social Linkedin e a empresa vai apoiar a realização da palestra on-line “A sua importância na doação de órgãos”, que acontece no dia 16, às 10h, com a enfermeira Vanessa Ayres Carneiro Gonçalves, especialista em doação de órgãos e tecidos para transplante.

Setembro Amarelo

Criado em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Setembro Amarelo é o período do ano que busca dar destaque para a discussão sobre a prevenção do suicídio, tendo como marco o dia 10, considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

De acordo com os dados divulgados pela ABP e a CFM no site www.setembroamarelo.com, no Brasil são registrados mais de 13 mil suicídios por ano e mais de um milhão em todo o mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, sendo que em primeiro lugar aparecer a depressão, seguida de transtorno bipolar e abuso de substâncias. Um dos objetivos da campanha é conscientizar as pessoas que estão doentes e os parentes dessas a buscar ajuda profissional.

Setembro Verde

Mês de conscientização e de incentivo à doação de órgão, o Setembro Verde é uma campanha que tem a participação do Ministério da Saúde, ONGs e da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

A intenção da campanha é aumentar o número de doadores em todo o Brasil, já que o número de pessoas que precisam de um transplante é muito maior do que o de doadores. De acordo com os últimos dados divulgados pela ABTO, em 2018 a lista de espera para transplantes contava com 32.716 pessoas. Destas, 21.962 esperavam por um rim, enquanto 8.574      estavam na fila por um transplante de córnea.

De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes e Estatísticas de Transplantes, no primeiro trimestre de 2019, mais 7.974 pacientes entraram para a lista enquanto 806 faleceram enquanto aguardavam a cirurgia. Segundo o MS, em 2018 foram feitos 26.518 transplantes, sendo 8.853 de coração, fígado, pâncreas, pulmão e rim (sendo este último com maior número num total de 5.999), 14.778 de córnea e 2.877 de medula óssea.

Para ser um doador é muito importante que a pessoa informe seus familiares sobre essa vontade, já que, após a morte, familiares de até segundo grau devem autorizar, por escrito, a retirada dos órgãos.

Com informações: Assessoria AB Colinas