CidadesIndaiatuba

AB Colinas leva oficina gratuita de cerâmica para Indaiatuba

A AB Colinas, concessionária do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, realiza a partir do dia 7 de agosto, na cidade de Indaiatuba, o projeto “Arte da Terra”, que vai oferecer aos interessados uma oficina gratuita sobre cerâmica, visando estimular a economia criativa e a geração de renda na região.

Realizado pela equipe da produtora cultural Renovarte, que tem patrocínio da concessionária e apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o projeto terá duração de cinco meses e vai atender 60 alunos iniciantes, que ainda não tem contato com a arte cerâmica. Para se inscrever o interessado deve fazer contato pelo telefone/whatsapp (19) 97408-7044. Todas as aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras, no complexo cultural Viber (Avenida Almirante Tamandaré, 497, bairro Cidade Nova, Indaiatuba/SP), das 14h às 17h e das 18h às 21h. Cada turma terá 30 alunos.

No primeiro dia do projeto os alunos vão participar de um workshop onde vão poder entender mais sobre o universo da cerâmica, conhecer o plano pedagógico e testar na prática o que será abordado ao longo dos cinco meses.

Geração de renda

As oficinas oferecem uma oportunidade única para os participantes desenvolverem autonomia financeira e complementação de renda, uma vez que as peças criadas durante as aulas poderão ser comercializadas posteriormente. A proposta principal do projeto é não apenas promover a arte cerâmica, mas também oferecer formação e oportunidades a jovens e adultos que, eventualmente, necessitem de ampliação de recursos econômicos.

Para Fabiana Gracioli, coordenadora do projeto, ações como essa são importantes, pois impactam a vida dos participantes não apenas como forma de expressão artística, mas também como oportunidade de melhoria de vida. “Capacitar com o objetivo de gerar renda é a tônica do Projeto Arte da Terra, mas, mais do que isso, promover bem-estar, estimular a criatividade e o trabalho cooperativo através da arte e do fazer manual. As oficinas foram pensadas de modo a promover o aprendizado das principais técnicas cerâmicas, mas também a capacitar os alunos a criarem identidade para suas peças, serem capazes de divulgá-las de maneira eficaz, precificá-las e vendê-las, individualmente ou como produção coletiva. Orientados por professores bastante experientes, os alunos terão uma oportunidade muito especial de adentrarem o universo da cerâmica com possibilidade real de geração de renda através da economia criativa!”, acrescenta.

Ao final do curso, será realizada uma exposição aberta à comunidade, onde além de apreciar as obras produzidas no decorrer das oficinas, os alunos poderão comercializar suas peças. Essa exposição busca promover o empoderamento dos participantes como ceramistas e destacar a importância da economia criativa na sociedade.