CidadesIndaiatubaPolícia

Ações da semana de trânsito atingem 10 mil pessoas

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) da Secretaria de Obras e Vias Públicas divulgou o balanço das ações realizadas em Indaiatuba durante a Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro. Mais de 10 mil pessoas foram abordadas durante as ações educativas realizadas no período. As palestras foram assistidas por mais 300 pessoas e as blitze de trânsito envolveram 145 motociclistas, sendo 25 deles na base da Polícia Militar da praça de pedágio da rodovia SP-075. O balanço das ações ainda incluiu o sorteio de dois capacetes entre os motociclistas abordados.

Em Indaiatuba, a segurança do pedestre novamente foi o foco do trabalho realizado durante a Semana. O Tema “Pare para o pedestre. É seguro. É gentil. É lei”, mais uma vez foi trabalhado em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária.

Este ano, a novidade ficou com os bonecos Transitolino e Faixinha, que foram desenvolvidos especialmente para ajudar na abordagem de pedestres e condutores de veículos. Eles foram para as ruas com a equipe do Demutran com a missão de garantir a atenção da população durante as abordagens.

Foram oito dias de Blitze educativas nos semáforos de vias de grande movimento da cidade e também na rodovia SP-075, palestras para estudantes do Sesi (Serviço Social da Indústria) e da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura, e abordagens com distribuição de panfletos à motoristas e pedestres na praça Dom Pedro II.

Entre os parceiros da Prefeitura para as ações deste ano também estão o Ceth (Centro Educacional de Trânsito Honda), a concessionária AB Colinas e a Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura). O trabalho de conscientização dos condutores de veículos sobre o respeito à faixa de pedestres deve ser contínuo em Indaiatuba.

Foto: Eliandro Figueira  RIC/PMI