Polícia

Adolescente morre de febre maculosa em Salto; é o segundo caso na cidade em 2018

Uma adolescente de 15 anos, de Salto, morreu por complicações de febre maculosa neste domingo (29). Conforme o relato de parentes, Laura Bertajoni Vicente estava internada em um hospital de Campinas desde 20 de julho, após queixar-se de dores de cabeça. O corpo da menina foi enterrado na manhã desta segunda-feira (30).

Na declaração de óbito, consta que a adolescente também teve choque séptico. A menina completou 15 anos na última terça-feira (24). De acordo com a Prefeitura de Salto, a cidade registrou um caso positivo para a doença no início deste ano. O morador teria sido infectado na região Norte do país, foi tratado e se recuperou da febre maculosa.

Ainda segunda a Prefeitura, o laudo laboratorial ainda não foi emitido. Entretanto, a administração garante que mantém placas que alertam para a doença em áreas onde há carrapato-estrela, além de orientar os moradores na área rural.

Febre maculosa

A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela. Os sintomas da doença normalmente aparecem entre dois e 14 dias após a picada do inseto. Os pacientes podem ter dor de cabeça, febre alta, dores no corpo, calafrios e apresentar manchas vermelhas pelo corpo.

 foto: divulgação