CulturaIndaiatuba

“Adoráveis Mulheres”, da mesma diretora de “Ladybird”, é o lançamento da semana

MARCOS KIMURA*

“Adoráveis Mulheres”, adaptação do romance clássic americano de Louisa May Walcott, dirigido por Greta Gerwig (“Ladybird”), é o lanãmento desta semana nos cinemas de Indaiatuba. Traduzido às vezes como “Mulherzinhas” no Brasil, “Little Women”, no original, é um daqueles livros obrigatórios no currículo escolar dos EUA, como “A Letra Escarlate”.

Conta a história das irmãs Jo (Saoirse Ronan, de “Ladybird”), Beth (Eliza Scanlen, da minissérie “Objetos cortantes”), Meg (Emma Watson, da franquia “Harry Potter” e “A Bela e a Fera”) e Amy (Florence Pugh, de “Mindosommar”) amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Laura Dern, que acabou de ganhar o Globo de Ouro de atriz coadjuvante por (“História de um casamento”), interpreta a mãe das garotas, Meryl Streep como a tia e o ator da moda, Timothée Chalamet (“Me chame pelo seu nome”), é Laurie, o interesse romântico de uma delas.

A crítica em geral elogiou esta versão de Greta Gerwig, como o The New York Times, que diz que a diretora “criou uma história que parece ao mesmo tempo inteiramente fiel às suas origens do século XIX e totalmente moderna”. Como se trata de uma obra muito conhecida entre os ianques, teve diversas versões no cinema, com Jo sendo interpretada em 1933 por Katherine Hepburn; em 1949, Elizabeth Taylor foi Amy e Janet Leigh, Meg; e a mais recente até então, de 1994, com Winona Ryder como Jo, Claire Danes como Beth e Kirsten Dunst como Amy mais jovem.

Sessão Lumière

A primeira Sessão Lumière, dedicada ao cinema francês, do ano, acontece na quinta-feira, dia 9, às 19h30, com o filme “Synonmes”, no Topázio do Polo Shopping.  Yoav (Quentin Dolmaire) é um adolescente israelense que foge de seu país e parte para a França, onde vive em Paris enquanto esconde a sua identidade. Determinado a extinguir suas origens, seu principal companheiro é um dicionário de francês-hebreu. O ingresso tem preço único de R$10,00.

Woody Allen no Cineclube

O Cineclube Indaiatuba irá exibir “Um Dia de Chuva em Nova York”, de Woody Allen, no Topázio do Shopping Jaraguá, na próxima terça-feira, dia 14, às 19h45. No longa-metragem, os jovens Ashleigh (Elle Fanning, de “Malévola”) e Gatsby (Timothée Chalamet, de novo ele) formam um casal que planeja uma viagem romântica a Nova York.

No entanto, quando chegam no local, os planos mudam: Ashleigh descobre a possibilidade de fazer uma entrevista com o famoso diretor de cinema Roland Pollard (Liev Schreiber, de “Spotlight: Segredos Revelados”), e Gatsby acaba encontrando a irmã de uma antiga namorada, que vem a ser Selena Gomez, a irmã, não a ex. Ao longo do passeio, Ashleigh e Gatsby descobrem novas paixões e oportunidades únicas.

O elenco ainda conta com Jude Law (“Capitã Marvel”, Diego Luna (“Rogue One: uma história de Star Wars” e Rebecca Hall (que já trabalhou com o cineasta em “Vicky Cristina Barcelona”) Embora há anos não emplaque uma obra-prima há ano, ver um filme de  Woody Allen é como reencontrar um velho amigo para este crítico, e apesar de seus filmes não irem bem na bilheteria – exceção feita a “Meia Noite em Paris” – todos, de pelo menos 2008 em diante, foram exibidos em Indaiatuba. A sessão tem preço único de R$10,00 e terá reprise no sábado, dia 19, em horário ainda a definir.

*Marcos Kimura é jornalista e curador do Cineclube Indaiatuba (SP).

foto: reprodução