Agenda Cultural: Oficinas de Música Caipira fazem duas apresentações gratuitas em novembro
A tradição da música caipira de raiz está na agenda cultural de Campinas, bem representada pelos participantes do projeto Oficinas de Música Caipira.
No dia 10 de novembro, às 19h30, o coral adulto participa de um encontro na Paróquia Divino Salvador, na Av. Júlio de Mesquita, 126, no Cambuí. O evento, gratuito, vai contar também com os corais Reluz, Cântarus e das Ladies, regidos pelo maestro Cesar Kalau. O coral Oficinas de Música Caipira, regido por Jairo Silveira, fecha a noite, acompanhado dos músicos João Paulo Amaral, na viola caipira, e Ricardo Matsuda, no violão. Junto com o preparador vocal Pepes do Valle, os quatro músicos formam a equipe de professores do projeto.
As Oficinas de Música Caipira nasceram em 2017 e hoje oferecem aulas gratuitas de viola, violão e coral para mais de 40 alunos da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, no distrito de Joaquim Egídio.
A região é muito procurada aos fins de semana, por reunir a tranquilidade da natureza, muitas opções gastronômicas e boas dicas de passeio, como a Feira de Artesanato, Agroecologia e Gastronomia de Joaquim Egídio.
A próxima edição da feira é no dia 12 de novembro, e vai contar com apresentação das Oficinas de Música Caipira, às 10h, com o coral adulto e alunos das turmas avançadas de viola caipira e violão. No repertório, voltado para a valorização da tradição da música caipira de raiz, há canções icônicas como “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e grandes clássicos conhecidos como “Luar do Sertão”, ‘Tocando em Frente”, “Chalana”, “Romaria”, entre outras.
A Feira de Artesanato, Agroecologia e Gastronomia de Joaquim Egídio acontece perto da Estação Ambiental de Joaquim Egídio, na Rua Manoel Herculiano da Silva Coelho, 214. No instagram, a feira mantém o canal @feira_joaquimegidio, que traz mais informações.
Com informações: A2N Comunicação
Foto: Tempo Real Filmes