Cidades

Águas da Prata: Refúgio natural e aventura radical para o seu Carnaval

JOSEANE MIRANDA

A estância hidromineral de Águas da Prata, localizada a 238 quilômetros de São Paulo e 166 de Indaiatuba, é uma excelente opção para você que procura sossego junto à natureza ou uma boa aventura neste feriado de Carnaval. Com quase 8 mil habitantes, a cidade localizada aos pés da Serra da Mantiqueira, uma cadeia de montanhas que se estende por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, é opção para turistas de todas as idades e tribos.

Gosta de cachoeiras? A cidade tem diversas! Algumas são de fácil localização e, outras como a Cachoeira Sete Quedas, exigem mais dos aventureiros. A trilha completa até à Sete Quedas requer um bom preparo físico. O percurso ida e volta demora em média seis horas em ritmo tranquilo. Uma certeza é que a natureza e as belezas naturais do percurso irão te surpreender.

Aqui vai um aviso importante: será sua primeira vez na região? Contrate um guia local para evitar imprevistos. Sempre há a opção de fazer o percurso até à Sete Quedas de carro o que diminui um pouco o seu contato com a natureza exuberante. Outro aviso importante é de verificar a previsão do tempo na cidade e em outras da região para evitar acidentes.

O jovem Ricardo Theodoro é morador da região e esteve na cachoeira Sete Quedas em janeiro. Ele reforça a necessidade de ir com quem conheça bem o local.

“A trilha, apesar de estar bem demarcada, o ideal é ir com alguém que conheça bem o local, principalmente por conta do caminho de volta que tem muitas bifurcações. Quando fomos mês passado, tinha muitas taturanas nas árvores. Então tivemos que tomar cuidado com árvores e plantas baixas”.

Ele aconselha a usar calças para evitar acidentes com animais e prestar muita atenção no percurso.

“A partir da terceira queda a trilha fica mais íngreme e mais difícil. Algumas pessoas podem ter dificuldade em alguns acessos, mas com ajuda e com cuidado é possível ir até o final”, diz.

A cidade tem outras cachoeiras de mais fácil acesso. Cascatinha e Coqueiro Torto são outras opções.

Outra atração de Águas da Prata é uma unidade de conservação estadual com aproximadamente 48 hectares, denominada Parque Estadual Águas da Prata, ou simplesmente Bosque, onde o turista pode entender o motivo de a cidade ser considerada uma instância hidromineral. No Bosque há uma fonte de água mineral, a Fonte Vilela. Nas proximidades há outras fontes de água gratuita. Destaque para a fonte de água bicarbonatada.

O Bosque Municipal é local de parada obrigatória para quem vai à charmosa cidade. São diversas barracas com comidas típicas com destaque para os produtos derivados de milho como bolo, pamonha, curau etc.. Quem gosta de artesanato também tem opões interessantes.

O turista deve guardar um tempo, principalmente aos finais de tarde, para ver os macaquinhos que se aproximam da área urbana. Há muito tempo ambientalistas alertam sobre o perigo de se alimentar este tipo de animal no local. Para quem tem filhos pequenos o Bosque disponibiliza um pequeno parque em um local tranquilo.

Pico do Gavião

Uma grande atração de Águas da Prata é o famoso Pico do Gavião, considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática do Voo Livre. A mais de 1.600 metros do nível do mar, o Pico do Gavião é o ponto certo para quem gosta de Asa Delta e Parapente. O local ainda reúne outros praticantes de esporte de aventura como: Mountain Bike, Montanhismo, Trekking e Slackline. Ao longo do ano o Pico sedia campeonatos nacionais, regionais e mundiais. É aventura sem fim!

O Pico do Gavião fica em um morro entre Águas da Prata e Andradas (MG). Quer uma dica? Reserve o final do dia para ver um dos pores do sol mais lindos da sua vida.

A prática de Camping é permitida no local com agendamento prévio uma vez que o local é de propriedade privada e tem regras para turistas comuns e praticantes de esportes. A visitação é das 9h às 18h e há estacionamento disponível. Há cobrança de uma taxa mínima por pessoa para entrar no local. O Pico conta com lanchonete, banheiros e fraldário.

Animais também são bem vindos ao Pico do Gavião desde que usando coleiras.

Para chegar ao Pico do Gavião por Águas da Prata você deve seguir as placas indicativas. A partir da entrada você irá percorrer 18 quilômetros por estrada de terra. Não há sinal de celular e internet em alguns trechos do caminho por isso baixe as coordenadas antes. Uma dica: Leve o celular com 100% de bateria porque você vai tirar muitas fotos.

Fotos: Ricardo Theodoro