Entre as ervas que são utilizadas na gastronomia uma das mais conhecidas, sem dúvida, é o alecrim. Mas você já parou para pensar nos benefícios que esta espécie pode trazer para a nossa saúde? Nem todos se atentam a isso, mas essa erva – conhecida como ‘planta da felicidade’, é fitoterápica e pode ser usada para diferentes tipos de tratamentos.
A equipe do Terra da Gente foi até o Espaço Mandala, dentro da Universidade Estadual de Campinas (SP), conversar com a farmacêutica e bioquímica Cristina Tanikawa para saber mais sobre a espécie.
O local abriga mais 20 espécies de plantas medicinais e atualmente contribui com projetos e atividades que promovem essa conexão do homem com a terra.
As folhas do alecrim podem medir até 4 centímetros de comprimento — Foto: Giselda Person/TG
Na reportagem a especialista ensina receitas simples com o alecrim para preparar em casa, como chá, sal e azeite aromatizados.
Entre os diferentes fins para utilização dessa erva estão benefícios para a digestão, melhora de distúrbios respiratórios como gripes, resfriados e dor de garganta; melhorias no sistema imunológico e também alivio de cólicas menstruais.
Com informações de G1.