José Eduardo Silveira Coutinho, concluinte do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Max Planck, vai deixar a cidade de Indaiatuba para morar no Rio de Janeiro por dois anos. Ele foi aprovado em 1º lugar na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, para realizar residência na área de Clínica Médica de Animais de Companhia.
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) é uma universidade federal brasileira localizada no município de Seropédica, no Rio de Janeiro. A sede da instituição possui o maior campus da América Latina, com aproximadamente 3.024 hectares e um conjunto arquitetônico de 131.346 metros quadrados de área construída. Historicamente é conhecida como Universidade Rural do Brasil, por ter estabelecido as bases do ensino agropecuário no país.
A Residência em Medicina Veterinária tem por objetivo especializar Médicos Veterinários, por meio de treinamento em serviço, assegurando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) em que se insere este profissional, favorecendo a adoção das melhores práticas assistenciais, condutas baseadas em evidências e a promoção de saúde coletiva e da segurança do proprietário e do paciente.
“O processo seletivo foi composto de três etapas. A primeira delas (prova escrita) continha 20 questões, sendo 16 específicas à área de Clínica Médica e 4 sobre Políticas Públicas em Saúde. As demais etapas (prova prática/entrevista e avaliação de currículo) foram realizadas simultaneamente, nas quais tive minha capacidade avaliada frente a um caso clínico, e meu currículo analisado com relação a produção acadêmico-científica e experiência profissional”, comenta José Eduardo Silveira Coutinho.
O conhecimento adquirido ao longo do curso foi fundamental para o estudante atingir essa vitória. “O Eduardo Coutinho foi um excelente aluno, extremamente aplicado, interessado nas aulas, questionava e fazia perguntas pertinentes, sempre foi um aluno que nós víamos que tinha um potencial muito grande de crescimento. E quando soube sobre a residência na UFRRJ fiquei muito feliz com a conquista do Eduardo, pois isso foi resultado da dedicação dele e podemos dizer que o suporte acadêmico que ele teve foi bastante importante”, afirma a professora Erika Nonaka Risseto, do curso de Medicina Veterinária.
O estudante irá realizar residência em Clínica Médica de Animais de Companhia, dentro da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e planeja para o futuro uma especialização. “A UFRRJ, trata-se de uma respeitada universidade e com excelente casuística e corpo docente, o que é muito bom para o meu currículo e aprimoramento dos conhecimentos. A residência será na área de Clínica Médica de Animais de Companhia e pretendo, após a residência, me especializar em alguma área relacionada à Clínica Médica”, afirma o estudante.
O curso de Medicina Veterinária da Max possui aulas baseadas em Metodologias Ativas e corpo docente formado por médicos veterinários altamente capacitados e experimentados. Entre os professores destaques da MAX, o residente comenta sobre sua orientadora a docente Erika Nonaka Risseto. “A professora Erika é uma profissional com grande experiência em sua área de atuação, e que sempre esteve disposta a compartilhar seus conhecimentos conosco, com muita paciência e dedicação. Além disso, sempre nos incentivou a buscarmos o crescimento profissional, e, portanto, contribuiu imensamente para a minha formação”, comenta.
SERVIÇO
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2018
Se inscreva aqui
Provas: terças e quintas-feiras, às 19h e aos sábados, às 9h30
Local: Campus Faculdade Max Planck – Avenida 9 de Dezembro, 460 – Indaiatuba
fotos: divulgação/Max Planck