CidadeseducaçãoIndaiatuba

Alunos da Emeb Padre Joaquim participam de apresentação teatral na escola

Espetáculo “O Sumiço da Yara” traz o folclore nacional com foco na natureza para crianças

Os alunos da Emeb Padre Joaquim Aparecido Rocha, localizada no bairro Tancredo Neves, participaram de uma apresentação de teatro na escola. Com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente, o espetáculo infantil “O Sumiço da Yara” aborda a temática do folclore nacional, contando de maneira lúdica a história de Saci, Curupira e Yara. O projeto foi realizado através da Lei de Incentivo Fiscal, com patrocínio da VH Paper.

No dia 22 de agosto é celebrado o Dia do Folclore no Brasil. A data tem o intuito de alertar sobre a importância da preservação das manifestações folclóricas para a cultura do povo brasileiro. O folclore é um conjunto de mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas, que tem como principal origem a cultura indígena e possui alguns aspectos das culturas portuguesa e africana. A Yara, o Saci e o Curupira são alguns dos personagens mais conhecidos das lendas folclóricas. 

“O Sumiço da Yara”

Na peça, os amigos Saci e Curupira são admiradores da sereia Yara, que encanta a floresta amazônica com sua bela voz. Certo dia, eles notam que Yara não está mais cantando e ficam preocupados. Enquanto a procuravam, recebem a visita do espírito da floresta, a índia Apoena, que na linguagem indígena significa “aquela que enxerga longe”. Apoena informa que a floresta corre muito perigo, pois um espírito destruidor está chegando para acabar com a natureza com fogo e poluição, e os animais, sem o verde da floresta e água, podem ser extintos.  A partir dessa informação, o Saci e o Curupira iniciam uma missão para resgatar a Yara e combater o espírito destruidor que pode ter causado o sumiço da sereia e ainda quer acabar com a floresta amazônica.

Lei de Incentivo à Cultura

O projeto “O Sumiço da Yara” tem a produção da Walkmar Produções, apoio Vida Flat e SSP Produções e com patrocínio da VHPaper e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal Reconstrução e União.

Foto:Divulgação