CidadesIndaiatubaPolítica

Alunos da rede estadual terão quatro férias por ano a partir de 2020

Os alunos da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo terão quatro períodos de férias por ano a partir de 2020. As mudanças no calendário escolar foram anunciadas pelo governador João Doria (PSDB) nesta sexta-feira (26). Em Indaiatuba (SP) são 21 escolas e cerca de 17 mil alunos, segundo a Secretaria Estadual de Educação. Veja como ficará a partir do ano que vem:

  • Uma semana em abril
  • Duas semanas em julho
  • Uma semana em outubro
  • 30 dias entre dezembro e janeiro.

De acordo com o governo, a mudança não representa aumento nem diminuição do período de férias nem de recesso, mas uma redistribuição. Estão garantido os 200 dias letivos previstos por lei. “Municípios poderão aderir ao novo calendário estadual unificando os cronogramas. Rede privada se quiser pode seguir o mesmo modelo da rede estadual de São Paulo”, disse Doria.

O secretário de educação, Rossieli Soares, justifica que a mudança se dá para melhorar o nível de aprendizagem dos alunos. “Longos período de férias são prejudiciais à aprendizagem, principalmente para as crianças em condições de mais vulnerabilidade. Aqueles que podem viajam com as crianças, mas quem está nas redes estaduais e municipais não consegue viajar, fica em casa assistindo tevê.”

O novo calendário começa em janeiro de 2020. “Estamos anunciando com muita antecedência para as famílias se organizarem e para podermos conversar com as redes municipais.” Segundo Rossieli, o calendário completo será publicado no segundo semestre. O secretário de Turismo, Vinicius Lummertz, diz que a mudança vai impactar na economia de turismo de São Paulo. “Barateia o turismo, tira a pressão do turismo em julho, gera empregos e impostos”, afirmou.

com informações do G1

foto: Google