Cidades

Alunos do Sesi ganham prêmio de robótica com projetos ambientais

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – Dois times de robótica do Sesi conquistaram prêmios na etapa regional da modalidade, realizada no sábado (30), no Colégio Objetivo. Os times: Estelares (Amanda Lucas, Giulia da Silva, Tiago Fogaça, Luan Fernandes) e Cyber Team (Amanda Ramos, Luis Felipe, Letícia Máximo, Lucas), são coordenados pela professora Maria das Graças Maciel Silva. O brasileiro, para o qual eles estão classificados, será no final do ano.

“O processo de aprendizado é mais rico do que qualquer prêmio”, avalia Maria. “O que eu sempre falo para eles é que, independentemente do resultado, temos que avaliar se fizemos o nosso melhor, se conseguimos atingir o máximo.”

sesi robótica

Pesquisa 1 – Estelares

A aluna Giulia Silva conta ao Comando Notícia que o projeto envolveu a despoluição das águas. “Nós podíamos fazer um projeto novo ou pegar um já existente e tentar melhorar. Optamos pela segunda, porque vimos que o projeto australiano de um balde que retira poluição da água era caro e resolvemos deixar mais barato”, informa.

Pesquisa 2 – Cyber Team

Segundo a aluna Amanda Ramos, o foco era turismo. “Pesquisamos e vimos que três cidades são bastante turísticas, São Paulo, Amazonas e Rio de Janeiro”, conta. “O aspecto mais negativo do turismo no Rio é a poluição na Baía de Guanabara, que tem excesso de poluição. Pensamos, então, em um aplicativo que desse sugestões de passeios ecológicos e menos conhecidos, como o Morro da Gávea, por exemplo, com isso surgiu o Turistando RJ”, afirma. O aplicativo pode se adaptar para outras cidades e ser incrementado com mais informações.

A professora, orgulhosa, fala sobre o potencial dos times. “Não termina aqui, os aprendizados nunca acabam, tenho certeza que eles podem alçar voos ainda maiores. Peço sempre que eles lembrem que podem fazer mais e melhor”, encerra.

 

Fotos: Comando Uno/Comando Notícia